• Atitudes em Relação à Proteção de Dados e Criptografia na Nuvem

    De acordo com dados do Instituto Ponemon, um número crescente de organizações está transferindo dados sensíveis ou confidenciais para a nuvem, apesar de preocupações sobre a proteção de dados. O estudo analisa as percepções e práticas atuais, que cercam as ameaças e as questões relativas à proteção de dados sensíveis ou confidenciais na nuvem. Ele revela atitudes surpreendentes sobre quem é considerado responsável por proteger essa classe valiosa e, muitas vezes, regulamentada - o prestador de serviços em nuvem ou consumidor desse serviço.




    Os resultados também são importantes ao explicar como que os dados são protegidos e qual tipo de criptografia de dados é aplicada no interior e no exterior da nuvem. O mais importante é quem consegue as chaves de criptografia associadas e, portanto, quem em última análise, controla o acesso aos dados.

    Larry Ponemon, presidente e fundador do Ponemon Institute, diz que permanecer no controle de dados confidenciais ou sensíveis é fundamental para a maioria das organizações de hoje. Ele diz ainda, que a pesquisa mostra que eles estão transferindo cada vez mais de seus ativos de dados mais valiosos para a nuvem. Esse é o segundo ano de realização desta pesquisa, que teve a pretensão de explorar a diferença de atitudes sobre os tipos mais comuns de serviços em nuvem: IaaS, PaaS e SaaS.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=15149