• Diretor da Arbor Networks Comenta Sobre Jogos Olímpicos de Londres Estarem na Mira de Ataques

    A BBC divulgou detalhes sobre os Jogos Olímpicos de 2012, a partir do qual os funcionários falam sobre os temores de que a cerimônia de abertura pudesse sofrer um ataque cibernético. Nesse contexto, alguns executivos fizeram suas considerações como foi o caso de Dan Holden, diretor de pesquisa da Arbor Networks. Ele disse que muitas pessoas podem se perguntar por que alguém teria como alvo uma cerimônia que, por definição, comemora a aproximação e fair-play, mas na verdade há toda uma gama de constante evolução de motivações que impulsionam ataques cibernéticos.


    O hacktivismo ideológico e o vandalismo, estão no top 5 dos motivos para ataques cibernéticos - ou seja, ataques, de acordo com a Arbor Networks 8 Worldwide Infrastructure Security Report. Por causa de que qualquer empresa ou evento, incluindo a cerimônia olímpica, esta potencialmente pode se tornar um alvo. Apesar de um alarme falso, este potencial ataque destaca a crescente necessidade de verdadeira preparação contra ataques cibernéticos. Com isso, as ameaças cibernéticas estão subindo na agenda de negócios e as funções como chefe de segurança cibernética vão se tornando cada vez mais comum.

    No entanto, o governo britânico deve perceber que os criminosos estão, muitas vezes, a um passo à frente, e que os ataques à infra-estrutura crítica só vão aumentar à medida em que os atacantes perceberem o potencial do impacto desses ataques sobre a economia e a reputação de uma organização e, finalmente, sobre o país. Com isto em mente, medidas adequadas devem ser tomadas por governos e empresas para assegurar que, durante momentos cruciais, as "luzes sempre ficarão acesas".


    Saiba Mais:

    [1] BBC News http://www.bbc.co.uk/news/uk-23195283