• Photographer.io: Software Livre e de Código Aberto

    Robert May, fundador e principal desenvolvedor do site de compartilhamento de fotografias Photographer.io, anunciou recentemente no blog do projeto que ele estaria abrindo o código para a aplicação que roda a plataforma online. O site Photographer.io está atualmente em fase Beta e oferece aos usuários armazenamento ilimitado para fotógrafos com um limite de upload de 100 fotos por mês que pode ser expandido ao indicar o site para outros usuários. O serviço é livre de propaganda e será mantido através de assinaturas e links de afiliados para hardware de fotografia no futuro, de acordo com sua página de informações.


    Os usuários já podem tentar utilizar a versão Beta do Photographer.io sem custos.

    May diz que está abrindo o código fonte desta aplicação porque isso é algo que ele sempre desejou fazer com um de seus projetos, e porque ter desenvolvedores adicionais e ter a base de código avaliada por terceiros tiraria alguma pressão dele como único desenvolvedor do projeto. A aplicação está em fase de desenvolvimento por aproximadamente dois meses e May diz que desejava abrir o código fonte da aplicação desde o início do projeto. Ao descrever o atual progresso do projeto, May disse: "Existe muito o que fazer, incluindo documentação e testes, porém o mesmo afortunadamente [se encontra] em um estado que você consegue olhar o código e ter um entendimento do que está acontecendo".

    O código fonte para o software Photographer.io está disponível sob a licença MIT no GitHub. O desenvplvedor também havia prometido publicar mais informação em como os interessados poderiam contribuir para o desenvolvimento do projeto. Neste meio tempo, ele solicita que os contribuidores em potencial direcionem suas questões para a conta de Twitter do projeto.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: Photographer.io software stack open sourced (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L