• DEF CON Querendo Proibir a Presença de Federais

    Em uma entrada no blog do web site da conferência, o fundador da DEF CON Jeff Moss (também conhecido como The Dark Tangent) solicitou que os agentes federais não atendessem a DEF CON neste ano, que está marcado para começar no início de Agosto deste ano de 2013. Desde as recentes notícias sobre as operações de monitoramento extensivas do governo Norte-Americano, tem se tornado difícil que hackers se sintam confortáveis na presença de agentes do governo. Assim sendo, Moss está pedindo que os agentes federais daquele país (FBI) não compareçam esse ano. "Isso vai dar a todo mundo tempo para pensar sobre como chegamos até aqui, e o que vem a seguir", escreveu Moss.


    Tempos menos turbulentos: Um visitante da DEF CON (a esquerda) descobrindo uma agente do FBI entre os participantes e convencendo a mesma a entrar no palco. Fonte: Uli Ries.

    O pedido de Moss é no mínimo pouco usual, considerando que os agentes do FBI tem tolerado - se não inteiramente confiado - neste evento por anos. A relação de amor e ódio até mesmo gerou uma competição do tipo "Spot the Fed" (em tradução livre para o Português do Brasil "Identifique um Federal"): participantes da DEF CON que descobrem um agente e o convencem a subir no palco ganham algum tipo de premiação - usualmente algo dos próprios federais, como uma caneca, camiseta ou mousepad com o selo oficial do FBI.

    Por anos, o Departamento de Defesa Norte-Americano (US Department of Defense) e o agora sob fogo cruzado NSA sempre estiveram presentes na conferência para recrutar hackers talentosos. No ano passado, o General Keith Alexander, diretor da NSA, até mesmo realizou uma apresentação no primeiro dia da DEF CON que gerou muita discussão.

    A edição deste ano da DEF CON será realizada entre os dias 1 e 4 de Agosto no Rio Hotel & Casino em Las Vegas, Nevada.

    Saiba Mais:

    - Heise Online: DEF CON hacker conference says no feds, please (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L