• Soluções Gratuitas para Gerenciamento de TI

    Lawrence Garvin, profissional bastante conhecido por ser um nerd especializado da fornecedora de software de gerenciamento de TI SolarWinds, apresenta 11 excelentes exemplos de softwares gratuitos, de alto potencial, com os quais todos os profissionais de TI deveriam pensar em trabalhar. São ferramentas foram desenvolvidas para que haja maior colaboração na automatização de tarefas, além de viabilizar uma economia de tempo e maior gerenciamento das restrições orçamentárias.

    Dentre as ferramentas sugeridas por Garvim, estão o DNSstuff, que trata-se de uma coleção online de mais de 30 ferramentas de gerenciamento de DNS para e-mail, rede, domínio e pesquisa de endereços IP. O livre acesso a essas ferramentas permite que, instantaneamente, os profissionais de TI possam diagnosticar e resolver problemas com DNS e serviços de e-mail, além de fazer análise forense em uma série de de domínios de e-mail, análise de path, autenticação e localização de domínio; além disso, há toda uma colaboração para manter o controle das black lists, questões de compliance e conectividade da Web, do e-mail e do servidor de nome.


    Na sequência das ferramentas, vem o SolarWinds Alert Central. Para grande parte das equipes de TI, o gerenciamento de alertas é um processo manual e enfadonho, que envolve planilhas, calendários compartilhados, pagers e telefones para gerenciamento de alertas. No fim de tudo, esses métodos contam com pessoas que possam encaminhar problemas na hora certa, o que dá lugar a erros humanos e consome um tempo desnecessário. Com o SolarWinds Alert Central, os profissionais de TI podem, agora, centralizar os alertas de TI de múltiplos sistemas, através de uma visualização única e consolidada, dando aos membros da equipe acesso a um calendário de agendamento, encaminhando os alertas automaticamente e permitindo que a equipe de TI responda de seus próprios computadores ou dispositivos móveis, com ou sem acesso ao VPN.


    OpenOffice, LibreOffice e IBM Lotus Symphony

    A terceira ferramenta sugerida da lista é o OpenOffice (e derivados, como LibreOffice e IBM Lotus Symphony), que vem como um produto poderoso e altamente funcional. Esses produtos podem interessar aos profissionais de TI em locais em que ainda são usadas versões mais antigas do Office; além disso, não existe verba para atualizá-los ou para justificar as despesas de TI, porque eles são pouco utilizados. Para as organizações que precisam dispor de um pacote de ferramentas de escritório, mas querem avaliar o nível de uso sobre o que vão fazer, um pacote gratuito como o OpenOffice, o LibreOffice ou o Symphony pode fornecer o cenário de produtividade e avaliação necessários.


    Alto Potencial do EverNote

    Como quarta ferramenta componente da lista, não há dúvida de que o EverNote foi o programa único mais falado do ano de 2012. Sua força vem da capacidade de capturar qualquer coisa em qualquer lugar, além de armazenar em um único local. Isso seria como o arquivo de um projeto no computador do trabalho, quando surge um insight no momento em que você senta para assistir um documentário ou filme de sua preferência.

    Em face disso, seria interessante pegar o smartphone, acrescentar uma nota de texto sobre isso e voltar para o sofá antes do final do intervalo comercial (para quem não têm gravador de vídeo). No dia seguinte, a nota aparece no arquivo do seu projeto, já que você colocou o arquivo no Evernote-for-PC.


    Skype e Integração com o Lync

    O Skype foi a principal ferramenta de texto, voz e vídeo mais utilizada pelos usuários em todo o Brasil e no mundo por bastante tempo. Assim, a partir deste mês, a Microsoft estará integrando a funcionalidade do sistema de mensagens Windows Live no Skype. O Skype já está integrado a popular rede social Facebook, e até o final do ano ele será integrado ao Lync. O resultado dessa integração, é que não será preciso instalar os clientes Lync em sistemas remotos, porque os usuários do Skype vão conseguir conversar diretamente com os usuários do Lync, com as credenciais corretas de autenticação do Lync.


    VirtualBox Traz Sistema de Virtualização Independente

    O VirtualBox preencheu a lacuna entre o abandono do VirtualPC por parte da Microsoft e o abandono do VMWorkstation por parte da VMware, e a recente disponibilidade do Hyper-V no Windows8, além de trazer uma ferramenta de virtualização independente de plataforma para o ambiente de desktop. Foi o VMware Workstation e o VirtualPC que, rapidamente, ampliaram a capacidade dos profissionais de TI em todos os lugares para explorar novas tecnologias ao criar uma VM em suas máquinas pessoais, e fazer uma instalação sem precisar de um servidor que não esteja sendo utilizado.


    Excelência na Edição de Áudio com Audacity

    O Audacity é, no mínimo, uma excelente ferramenta de edição de áudio. Mesmo que você não esteja fazendo podcasts, você pode fazer um mix de suas músicas, editar podcasts para uso pessoal (botar o que não serve para fora e guardar todas as coisas que forem importantes), ou talvez até mesmo se aventurar no campo da gravação de snippet de áudio.


    Wireshark para Monitoramento do Tráfego de Rede

    Qualquer profissional de TI que precise diagnosticar o problema em um serviço ou aplicativo baseado na rede, vai achar muito útil conseguir ver o que está realmente passando por essa conexão de rede com as funcionalidades do Wireshark. Como muitos sabem, ele é um programa que verifica os pacotes transmitidos pelo dispositivo de comunicação (placa de rede, placa de fax modem, etc.) do computador.

    A principal finalidade deste tipo de software, também conhecido como sniffer, é detectar problemas de rede, existência de conexões suspeitas, auxiliar no desenvolvimento de aplicativos e qualquer outra atividade que esteja relacionada a rede. Ele analisa o tráfego de pacotes recebidos e organiza-os por protocolo. Além disso, todo o tráfego de entrada e saída é analisado e mostrado em uma lista de fácil navegação. Este software é bastante recomendado para profissionais de TI, especificamente administradores de redes, e para fins educativos.


    Gerenciamento e Armazenamento de Senhas com LastPass

    O processo de gerenciamento de senhas tornou-se um desafio até mesmo para o uso das atividades mais leves que se faz na Web, mas os profissionais de TI, habitualmente, têm acesso a muito mais recursos, e muitas vezes a um nível administrativo que exige uma melhor proteção. Por isso, manter dezenas de senhas de alta complexidade pode ser uma pressão muito grande, ou às vezes evoluir para um padrão previsível que faz com que cada senha desse profissional de TI seja descoberta com ataques do tipo brute force, como resultado da descoberta de uma senha. Nesse cenário, o LastPass é um poderoso utilitário e deve estar no arsenal de todos os profissionais de TI.


    Reprodução de Vídeos com Funcionalidades do VLC Media Player

    VLC Media Player tem a capacidade de reproduzir vídeos em DVD (algo que está sendo removido dos players de mídia baseados em OS por causa dos custos de licenciamento), e a versão mais recente tem código experimental para reprodução de Blu-Ray.


    Microsoft Security Essentials

    Lawrence Garvin disse que executa o Microsoft Security Essentials em todos os seus ambientes de desktop pessoais, desde o seu lançamento. Embora não esteja disponível para organizações com mais de 10 desktops, todos os usuários domésticos ou pequenas empresas devem ter um, incluindo os profissionais de TI. O MSE é gratuito, além de ser automaticamente atualizado pelos mesmos recursos de Atualizações Automáticas que os consumidores usam para obter outros pacotes de segurança da Microsoft.


    Saiba Mais:

    [1] ITWeb http://itweb.com.br/108539/11-soluco...iamento-de-ti/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Pedro H
      Pedro H -
      Tirando o MSE que é muito ruim, realmente são todas ótimas ferramentas.
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L