• Lançada Versão Release Candidate do Ubuntu 10.04 LTS 3

    E já estamos na reta final para o lançamento da versão 10.04 da distribuição Linux mais utilizada nos dias de hoje, o Ubuntu. Com o codinome Lucid Lynx, essa versão do Ubuntu será o terceiro LTS (Long-Term Service) da Canonial, o que significará suporte estendido tanto para sua versão desktop, quanto para sua versão server. E hoje foi anunciado o lançamento do primeiro Release Candidate do Ubuntu 10.04. Seu lançamento foi efetuado com apenas uma semana de diferença para o segundo Beta da Canonical.

    De acordo com Steve Langasek, o Gerente de Versões do Ubuntu, os desenvolvedores consideram a previsão mais recente de desenvolvimento "para ser completa, estável, e adequada para testes por qualquer usuário". O novo Ubuntu também virá com um novo look "light". Essa versão é baseada no kernel Linux 2.6.32.11, e vem embarcada com muitas novidades e correção de bugs em relação as versões de desenvolvimento anteriores (Alpha, Beta 1 e Beta 2). Os próprios desenvolvedores prometem que essa versão do Ubuntu será ainda mais rápida em seu boot que a versão anterior, 9.10, Karmic Koala.

    Assim como nas versões anteriores, o pacote HAL foi considerado obsoleto (deprecated) e foi sumariamente removido. E uma das garantias de maior rapidez no boot dessa nova versão é justamente a ausência do HAL. Essa mudança também afetará o resumo das atividades do sistema após o mesmo estar em modo suspenso. Na parte de vídeo, a novidade é para quem utiliza hardware gráfico da NVIDIA, o novo driver Noveau será utilizado por padrão, e seu pacote aberto correspondente já foi atualizado para a versão 5.4. Essa nova versão fornece autenticação para Active Directory e suporte à servidores para Linux.

    Falando agora de seu irmão, o Kubuntu, o mesmo vem embarcado com a versão 2.3.0 do Amarok, o mais famoso player para arquivos de áudio de código aberto. E como não podia deixar de ser, o Kubuntu vem embarcado com a versão 4.4 do ambiente de desktop KDE, o KDE Software Compilation (KDE SC), que possui o codinome "Caikaku".

    Assim como todas as versões de desenvolvimento os desenvolvedores não aconselham o uso dessa versão Release Candidate em ambientes de produção, muito menos em missão crítica. E sendo uma versão de desenvolvimento, os desenvolvedores esperam que muitos usuários possam baixar essa ISO e testar a futura-nova versão em seus computadores, oferecendo assim, feedback para a própria Canonical, que planeja fazer do Lucid Lynx, uma das versões mais inovadoras e estáveis jamais lançada do Ubuntu. Aos usuários que testarem essa versão RC, os desenvolvedores estimulam que sejam relatados todos os bugs que forem encontrados.

    Como lembrado no início deste artigo, o Ubuntu 10.04 será o terceiro LTS da Canonical. O último LTS lançado foi a versão 8.04 Hardy Heron. As versões LTS significam que a Canonical estará dando suporte estendido a todos os usuários que estejam rodando essa nova versão do Ubuntu. A versão desktop terá suporte por três anos ininterruptos a contar da data oficial de seu lançamento. Já a versão server, terá suporte ininterrupto por cinco anos, também a partir do dia em que a versão final do Ubuntu 10.04 for lançada. Normalmente as versões do Ubuntu só tem suporte garantido por 18 meses a contar da data de seu lançamento.

    Por sinal, isso significa que, com o lançamento da versão 10.04, a versão 8.10 do Ubuntu não terá mais suporte da Canonical, e todos os seus usuários serão aconselhados a migrarem para versões mais novas, preferencialmente a última versão estável do Ubuntu em circulação. A versão 10.04 Lucid Lynx do Ubuntu está planejada para ser oficialmente lançada no dia 29 deste mês de abril de 2010.

    As versões LTS surgem sempre de dois em dois anos. A última, versão 8.04, foi lançada em abril de 2008 (como a própria numeração da versão aponta), e esse terceiro LTS será lançado agora, ao final do mẽs de abril de 2010. O quarto LTS do Ubuntu será a versão 12.04, a ser lançada em abril de 2012, e seu codinome será baseado na letra P de nosso alfabeto. Para essa versão eu sugiro o nome de Power Polecat :-D E você? Qual a sua sugestão de nome para o próximo LTS (LTS 4) da distribuição Linux Ubuntu da Canonical?


    Links de Interesse:

    - Canonical releases Ubuntu 10.04 LTS release candidate


    Sobre o Autor: saryshagan


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de RBCurvello
      RBCurvello -
      Interessante que apos tentativas de melhoras em seu mesmissimo OS a Micro$$$$oft acaba conseguindo crescer na avaliaçao do publico tecnico no quesito confiabilidade e estabilidade.Pois é neste momento que as distribuiçoes Linux em geral se aprimoram e na minha mkodesta opinião começam agora realmente fazer concorrencia ao gigante ! Parece que a Micrio$$$oft se aproxima do Linuix,quesito estabilidade e segurança e o Linux a praticidade do Windows.Com isso ganha o usuario,pois agora existe realmente concorrencia pesada.QUE VENÇA O MELHOR !!!!
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L