• Contador Ocorrência de Palavras em Arquivo LaTeX Feito em Python

    Se você é usuário LaTeX e costuma criar scripts para a otimização de seus arquivos-fontes, um dos últimos posts no Blog do PEdroArthurJEdi tem uma novidade que vai lhe interessar. Ele criou um script em Python para permitir a contabilidade das palavras em um arquivo LaTeX. Muito útil se você precisa saber o número de vezes que determinadas palavras aparecem no texto. Nas palavras do PEdroArthurJEdi:

    Então, esses dias eu estava precisando fazer a contabilidade da quantidade de palavras, quais estou usando mais, etc. Como isso não pode ser feito convencionalmente, pois as palavras reservadas são confundidas com elementos do texto, eu resolvi criar um pequeno programa em Python para me auxiliar nessa empreitada. O código é bastante simples e está longe de ser perfeito. Apesar de estar atendendo bem as minhas necessidades, no futuro adicionarei alguns novos recursos.

    Por sinal, neste post tem uma discussão interessante nos comentários entre o PEdroArthurJEdi e o tuxdahora. O assunto é: "Qual a definição para o LaTeX? Um a Linguagem de Programação (como Java, ForTran, Cobol, C++), uma Linguagem de Marcação (como HTML, XML), um Editor de Textos (como OpenOffice, Microsoft Office), ou um Programador de Textos? Dê sua opinião! E aproveitem, se estiverem interessados em bons tutoriais sobre o assunto, peça nos comentários para os dois publicarem aqui no Under-Linux...


    Continue Lendo:

    - Contador de Ocorrência de Palavras em Arquivos LaTeX

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L