• EvilGrab: Família de Malware Usada em Ataques Direcionados na Ásia

    Recentemente, os pesquisadores da Trend Micro descobriram uma nova família de malware em plena atividade, que estava sendo usada em ataques direcionados - a EvilGrab, que é uma perigosa família de malware. A denominação "EvilGrab" é devido ao seu comportamento de captura de áudio, vídeo e imagens de máquinas afetadas. Nós detectamos EvilGrab nas seguintes famílias de malware:



    • BKDR_HGDER
    • BKDR_EVILOGE
    • BKDR_NVICM





    Analisando o feedback fornecido pelo Smart Protection Network, EvilGrab é mais prevalente na região da Ásia-Pacífico, com os governos a serem setor dominante como alvo. Estes são consistentes com as tendências conhecidas em ataques direcionados. Além disso, o relatório completo sobre EvilGrab podem ser encontrado no Resource Threat Intelligence em ataques direcionados, juntamente com outros recursos que discutem outras práticas relacionadas.


    Vetores de Ataque

    O vetor de entrada mais comum para o malware EvilGrab é lançar mensagens de phishing, com anexos mal-intencionados do Microsoft Office. Em particular, os arquivos maliciosos do Word e planilhas do Excel que contêm o código que visa a vulnerabilidade CVE-2012-0158, é uma maneira favorecida para difundir esta nova ameaça.


    Roubo de Informações

    EvilGrab tem três componentes principais: um arquivo .EXE e dois arquivos .DLL. O arquivo. EXE age como o instalador para todos os componentes do EvilGrab. Um dos arquivos .DLL serve como um carregador para o outro arquivo .DLL, que é o principal componente do backdoor. Porém, algumas variantes do EvilGrab excluem o arquivo .EXE após a instalação como um disfarce para suas trilhas mais eficazes. Além de tantas funcionalidades nefastas, EvilGrab tenta roubar credenciais de login salvas do Internet Explorer e do Outlook. As credenciais de ambos os sites e contas de e-mail são alvo de roubo por crackers.


    Saiba Mais:

    [1] Blog Trend Micro http://blog.trendmicro.com/trendlabs...tacks-in-asia/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L