O projeto de distribuição BeakOS GNU / Linux, veio da idéia de criar uma distribuição que otimiza significativamente os recursos de hardware, incluindo apenas os módulos do kernel e aplicativos necessários para um ambiente produtivo, que resultam da experiência de seus desenvolvedores a usar outros GNU / Linux; estes, na sua maioria, têm uma grande quantidade de hardware e incluem aplicações que não são necessárias, o que ocasiona um maior consumo de recursos da CPU.
No final de 2012, com o lançamento do Infotec como desenvolvedora líder de BeakOS, o projeto foi interrompido por alguns meses para publicar a versão 2 (Kupisi), que foi planejado e suportado nas arquiteturas i386, x86_64 e ARM, e ambiente gráfico com o GNOME 3. Porém, no dia 12 de março de 2013, devido a ausência de uma equipe de desenvolvedores empenhada, aliada a má gestão, falta de apoio e interesse por parte da Infotec, foi decidido pelas autoridades encerrar as atividades do projeto BeakOS.
Como nota adicional, vale a pena mencionar que o projeto teve uma forte aceitação e transmissão social dentro da comunidade de usuários de software livre no México, e em países como a Venezuela, a Argentina, Espanha e Indonésia, principalmente devido à metodologia de desenvolvimento utilizada para a sua construção. No México, especialmente em algumas universidades, está começando a gerar uma grande preocupação para quem pretende desenvolver e contribuir com o projeto.
Estatísticas do Projeto
Saiba Mais:
[1] BeakOS http://www.beakos.org.mx/swb/es/Beak...ca_de_Nosotros
[2] BeakOS Wiki http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Global-2013.png