• Crescimento nos Investimentos em Big Data

    Os investimentos em Big Data no ano de 2013 continuam a subir, com 64 por cento das organizações que apostam ou pretendem apostar fortemente nessa tecnologia em comparação aos 58 por cento registrados em 2012, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner. No entanto, menos de oito por cento dos entrevistados realmente implantou esse sistema de invetsimento. "O hype em torno do Big Data continua a impulsionar o aumento do investimento e atenção no setor, mas não há uma base substancial real por trás disso", disse Lisa Kart, diretor de pesquisas do Gartner. "Nosso estudo destaca o fato de que as organizações, de todos os setores e geografias vêem "oportunidade" e valor de negócio real.


    Incorporação de Tecnologia ao Crescimento do Big Data

    A pesquisa do Gartner que envolveu 720 integrantes do grupo de pesquisadores em todo o mundo, realizada em junho de 2013, foi projetada para examinar a tecnologia incorporada aos planos de investimento das organizações em torno de Big Data, estágios de grande dados, problemas de negócios resolvidos, dados, tecnologia e desafios. Além disso, a pesquisa constatou que das 64 por cento de organizações que investem ou pretendem investir em tecnologia de Big Data em 2013, 30 por cento já investiram em tecnologia desse tipo, 19 por cento planejam investir no próximo ano, 15% possui um plano adicional para investir dentro de dois anos.


    Além disso, as principais indústrias de grandes investimentos de dados em 2013 são do setor de mídia e comunicações, bancos e serviços. Trinta e nove por cento das organizações de mídia e comunicações disse que eles já investiram em grandes volumes de dados, seguido por 34 por cento das organizações bancárias e 32 por cento das empresas de serviços. Os investimentos previstos durante os próximos dois anos são mais altos para o transporte (50 por cento), saúde (41 por cento) e de seguros (40 por cento). No entanto, cada indústria vertical mais uma vez mostra o investimento em Big Data.


    América do Norte Lidera Investimentos

    Do ponto de vista regional, a América do Norte continua a liderar os investimentos, com 38 por cento das organizações inquiridas dizendo que eles têm investido em tecnologias projetadas especificamente para enfrentar o desafio de Big Data. Além disso, as organizações da Ásia / Pacífico foram notavelmente ambiciosas, com 45 por cento delas indicando que planejam investir fortemente nos próximos dois anos. Consistente com a experiência do Gartner, a EMEA e a América Latina tendem a dar maior atenção a adoção da tecnologia

    Independentemente da geografia, o investimento normalmente tem diferentes estágios pelas organizações que passam. Ela começa com a aquisição de conhecimentos, seguida pela definição da estratégia. O investimento é pequeno e consiste principalmente, em disponibilidade de tempo. Em seguida, ele é tipicamente seguido por um experimento ou prova de conceito; ainda assim, o investimento é pequeno e hesitante. Então, depois de completar um piloto bem sucedido, as primeiras implementações começarão a prevalecer. Dessa forma, a curva de aplicação aumenta. Com o tempo, as operações de negócios começam a contar com as implementações e os investimentos se deslocam a partir dos sistemas de gestão.


    Considerações Executivas e Desenvolvimento de Estratégias

    "Para grandes volumes de dados, o ano de 2013 é o ano de experimentos e de rápida implantação, disse Frank Buytendijk, vice- presidente de pesquisas do Gartner. "A adoção ainda está em estágios iniciais, com menos de oito por cento de todos os entrevistados indicando que a sua organização tem implantado soluções de Big Data. Além disso, cerca de vinte por cento são experimentos, 18 por cento estão a desenvolver uma estratégia, 19 por cento estão relacionados a aquisição de conhecimentos, enquanto que o resto não tem planos ou não sabe."

    Tendo em vista a adoção de Big Data para as organizações que fizeram investimentos, 70 por cento se mudaram após a aquisição de conhecimentos e as fases de formação da estratégia(44 por cento), e fase de implantação (25 por cento). Entre aqueles que pretendem investir durante os próximos dois anos, 80 por cento estão nas fases anteriores (aquisição de conhecimentos e fase de estratégia).


    Análises Feitas pelo Gartner em 2012 e 2013

    A pesquisa revelou que há uma ampla gama de problemas de negócios a serem abordadas com grande volume de dados, embora existam alguns padrões claros. Em 2012 e 2013, os estudos do Gartner mostraram que os negócios melhoraram a eficiência do processo e casos de negócios em torno da experiência do cliente dominam o Big Data. Na pesquisa de 2013, 55 por cento das organizações disseram que estão atualmente gerenciando um processo de experiência de cliente melhorada com grandes volumes de dados.

    Há também algumas das atividades que são incrementais às práticas comerciais atuais, por exemplo, com melhor compreensão das necessidades dos clientes, tornando os processos bem mais eficientes, reduzindo ainda mais os custos ou melhorando os riscos de detecção. Estes constituem a maioria dos casos de uso na atualidade. Além disso, algumas organizações estão envolvidas em "mudar o jogo": por exemplo, 42 por cento estão desenvolvendo novos produtos e modelos de negócios, e 23 por cento estão monetizando a informação diretamente. Isto é encorajador, porque a Gartner acredita que as grandes oportunidades estão principalmente nestas áreas.


    Compreensão Aprofundada Sobre Big Data

    "É interessante notar a compreensão sobre o que é o big data, sendo esse o maior desafio para os 15 por cento das organizações", disse Nick Huedecker, diretor de pesquisas do Gartner. "Talvez sem surpresa, essa preocupação tenha vindo, principalmente, de entrevistados que não tem planos para investir no setor questionado. Assim, as organizações devem ter certeza de que eles são informados sobre grandes oportunidades de dados em sua indústria, para garantir que eles não estejam perdendo as mesmas."


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=15625

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L