• Nook Trazendo Novidades

    Parece que a concorrência no mercado de e-books é tanta que as empresas competidoras não param de inovar nem um minuto. A última a apresentar novidades foi a Barnes & Noble, concorrente direta da livraria online Amazon, e de seu e-book Kindle, a empresa acaba de anunciar que seu Nook recebeu uma atualização recente, que o habilita a três novas funcionalidades. E o destaque está na possibilidade do usuário poder acessar o conteúdo dos livros online, antes de efetuar a compra do mesmo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 23 de abril de 2010.

    A primeira das novidades desta atualização do Nook, é a funcionalidade "Read in Store" (traduzindo, seria algo como Leia na Loja"), que permite ao leitor acessar o conteúdo de todos os livros á venda diretamente na loja online da Barnes & Nobles. A segunda funcionalidade é a presença de um navegador que permite o usuário acessar à Internet. A terceira e última funcionalidade é a presença de jogos baseados no Android.

    Como todos sabemos, atualmente a Barnes & Nobles não está competindo apenas com o Kindle da Amazon, mas sim com o iPad da Apple e todos os dispositivos no estilo tablets populados recentemente no mercado por muitas empresas conceituadas no setor de hardware e software, como a HP e a Dell. E não somente isso. Essas duas pioneiras no comércio de livros online, tem feito parcerias estratégicas com empresas como best Buy, e outras revendedoras online, na tentativa de expandir e assegurar suas crescentes posições no mercado.

    A funcionalidade "Read In Store" ainda está na versão Beta, mas já permite que os usuários possam navegar na biblioteca da loja de e-books gratuitamente, em qualquer das localidades da Barnes & Nobles, estando qualquer livro completamente acessível pelo período de uma hora cada dia. Aparentemente o serviço atual é bem limitado, talvez pelo receio por parte da empresa com a possibilidade de perder vendas ao oferecer maior liberdade de acesso para os clientes de seus conteúdos online.

    A Barnes & Nobles também adicionou uma versão Beta de um navegador Web básico, e uma seleção de jogos baseados no Android, como Sudoku e Xadrez, para que o usuário possa se entreter quando não estiver utilizando esse leitor de e-book para ler livros digitais.

    De acordo com Paul Hochman, gerente de Conteúdo e Mídia Social da BarnesandNoble.com, "Nóes também fizemos algumas melhorias adicionais de leitura e performance, incluindo a velocidade de virada de página, acesso mais rápido para os ebooks anteriormente abertos, melhoria nas cores da navegação touch-screen, e mais". Hochman, efetuou o post sobre o assunto na própria sexta-feira do anúncio, no Blog Nook and BN eReader, e acrescentou que "as novas funcionalidades e melhorias adicionais estão disponíveis com a atualização do software do Nook via download manual da atualização em www.nook.com/".


    Essas novas funcionalidades anunciadas por Hochman não são à toa, já que a versão anterior do software do Nook estava apresentando problemas de lentidão devido a funcionalidades mal-implementadas, representando as maiores desvantagens desse dispositivo. Os Nooks registrados que possuam conectividade Wi-Fi, poderão efetuar o download da atualização do software automaticamente, a partir da semana que vem. Hochman garante que esse processo poderá levar entre 5 e 7 minutos.

    Agora a pergunta: Será que esse é realmente o caminho para os dispositivos de leitura de livros digitais? Isso é tudo o que eles podem fazer para seus usuários? No meu ponto de vista, Os leitores de livros digitais já chegaram ao mercado perdendo em inovação. Primeiro ao tentar representar um livro físico de forma digital, praticamente sem nenhum recurso extra, e conseqüentemente ignorando todo o poder da Web 2.0 e da interatividade que deveriam estar oferecendo para seus usuários. E ficar "enchendo lingüiça" no dispositivo, com a adição de jogos "bobos" e sem sentido para o uso original que o aparelho deveria ter, como a inclusão de Xadrez e Sudoku, não vai conseguir enganar o usuário por muito tempo. Realmente, acredito que ainda está para nascer o verdadeiro leitor de e-book no mercado.


    Links de Interesse:

    - Barnes and Noble Nook Now Has Android-Based Games

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L