• Google Interessado em Mecânica Quântica com Minecraft

    Parece que o Google iniciou uma nova etapa de recrutamento de gênios utilizando jogos para computadores. E a ferramenta de testes nada mais é que um mod do famoso Minecraft, onde o comportamento dos blocos agora representa propriedades quânticas. Se você quer encontrar os gênius de computadores do futuro, você poderá verificar quem está jogando Minecraft. Em um post no Google+ o Google Quantum A.I. Lab Team - a equipe responsável pelo desenvolvimento de projetos em inteligência artificial utilizando a teoria quântica - informou que estão liberando um mod do Minecraft chamado qCraft, permitindo que jovens (e adultos) possam se divertir com os blocos do jogo que apresentam comportamentos como entrelaçamento quântico (quantum entanglement), superposição e dependências do observador.


    Obviamente o qCraft não é uma ferramenta de simulação perfeita para a teoria quântica, mas não deixa de ser uma forma divertida para os jogadores experimentarem algumas partes (e comportamentos) da mecânica quântica totalmente além dos experimentos tradicionais ou mesmo dos densos livros-texto sobre o tema. Vale ressaltar também que a equipe de desenvolvimento ainda não conhece o potencial completo do que será possível realizar com esse mod, mas estão ansiosos para ver o que os jogadores do Minecraft irão descobrir.

    Minecraft Licenciado

    E para os afobados de plantão é importante destacar que o qCraft somente funciona por cima de um Minecraft devidamente licenciado. Para ser mais exato, você precisa ter a versão 1.5.2 do Minecraft instalado para que o qCraft possa funcionar. Quanto a instalação existem duas formas: ou você faz o download do modpack, ou baixa e instala o mod diretamente, através da página do qCraft. A primeira opção é para facilitar a vida de quem nunca instalou um modpack para Minecraft e o processo é simples. Porém, se você já possui experiência suficiente com mods para Minecraft e deseja fazer a instalação manual, utilize o segundo procedimento. Para informações oficiais mais detalhadas, visite a página de download.

    Fonte:

    - Slashdot: Google Sparking Interest To Quantum Mechanics With Minecraft (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L