• R: Linguagem de Programação Estatística na Versão 3.0.2

    Para os amantes da programação estatística, o CRAN lançou no dia 25 de Setembro de 2013, a versão 3.0.2 de sua ferramenta de código aberto R. Esta é a segunda atualização de correção de bugs desde o lançamento da versão 3.0.0, porém com uma enorme quantidade de novidades embarcadas. A versão 3.0.2 da linguagem desta poderosa ferramenta vem embarcada com diversas melhorias, correções de muitos bugs, além de marcação para depreciação de algumas funcionalidades obsoletas.


    Remoção

    Nesta nova versão algumas funcionalidades antigas serão removidas na versão 3.10 como o uso de argumentos em namespace para o package.skeleton(), o uso do plclust() que agora será realizado pelo método plot() para a classe hclust. As funções readNEWS() e checkNEWS() também estão com os dias contados e serão removidas em breve.

    Correção de Bugs

    Dezenas de bugs foram corrigidos nessa versão 3.0.2 (mais de 30 bugs) e dentre eles destacamos a correção do método help.request() que agora permite visualizar a versão corrente do R no CRAN, o file.info() já não falha mais em diretórios a menos que o caminho seja terminado com um "." explícito (esse bug é específico da versão para Windows), a função regmatches<-() já consegue receber corretamente os resultados vindos de regexpr(), e o plot(hclust(), cex =) volta novamente a respeitar o cex (e possivelmente outros similares).

    Sobre o R

    O R é um sistema de computação estatística e gráfica. O mesmo consiste em uma linguagem de programação acrescido de um ambiente de execução com gráficos, um debugger, acesso a certas funções do sistema, além da habilidade de executar programas armazenados em arquivos de scripts. O projeto do R tem sido largamente influenciado pelas linguagens Becker, S (de Chambers & Wilks) e Scheme (de Sussman). Mesmo parecendo que a linguagem resultante é bastante similar em aparência ao S, a implementação e a semântica do R é derivada do Scheme.

    O núcleo do R é uma linguagem de computador interpretada que permite a execução de branchs e loops assim como o uso de funções de programação modular. Para se ter uma ideia do seu poder, as principais funções do R são escritas na própria linguagem R. Também é possível interfacear procedimentos escritas em linguagens como C, C++ e ForTran para manutenção da eficiência do sistema como um todo. A distribuição R contém funcionalidade para um grande número de procedimentos estatísticos. Dentre elas destacamos os modelos lineares, não lineares e de regressão, as análises de séries temporais, testes paramétricos e não-paramétricos clássicos, além da capacidade de clustering e smoothing.

    Também existe um grande conjunto de funções que oferecem um ambiente gráfico flexível para a criação de vários tipos de apresentação de dados, além do uso de módulos adicionais (os pacotes add-on) que estão disponíveis para uma variedade de propósitos específicos que podem ser obtidos através da seção R Add-On Packages.

    Download

    A linguagem de programação estatística R está disponível para download nas plataformas Windows, Mac OS X e Linux, neste último disponibilizando binários pré-compilados para as distribuições Ubuntu, openSUSE, Red Hat e Debian. Aos interessados em compilar o R do zero, o projeto também disponibiliza o código fonte para download em seu site oficial. Para informações detalhadas sobre todas as novidades do R 3.0.2 veja as notas de lançamento no site oficial.

    Fonte:

    - CRAN R: R 3.0.2 (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L