• Mais Produtos Dell à Caminho

    Diferente da Apple que parece ter sofrido um revés com a perda de seu protótipo do iPhone, onde o mesmo foi dissecado pelo Blog Gizmodo, a Dell parece estar sendo acometida do mesmo mal, só que por vias próprias. Parece que a empresa, não anda se esforçando muito para manter segredo de seus futuros produtos no mercado. Para quem não lembra, a poucos dias atrás nós noticiamos aqui no Under-Linux uma matéria sobre os futuros tablets da Dell, respectivamente com 7 e 19 polegadas de tela. E agora parece que mais uma série de produtos "vazaram" da companhia.

    E o responsável por esse último "vazamento" foi ninguém menos que o Android Central, que revelou um roadmap da empresa onde mostra detalhes de vários futuros lançamentos da Dell, entre eles um netbook tablet, e um netbook baseado em processador ARM, ambos a serem lançados em 2011, se ninguém alterar esse roadmap no meio do caminho.


    O mais interessante entre os futuro-novos produtos é um netbook conversível em tablet, que possui o codinome de Sparta. Já o netbook possui o codinome Athens. Ambos parecem vir embarcados com processador ARM, mas apenas o primeiro modelo pode ser convertido para um tablet, e virão ambos com tela de 11 polegadas em displays com tecnologia TFT. Os pequenos possantes também virão embarcados com o sistema operacional para dispositivos móveis Android, do Google, mas existe a possibilidade de pelo menos um dos modelos vir embarcado com o Moblin Linux. Eles terão opcionais como conexão 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

    Os dispositivos prometem vir com resolução de 1024 x 600 pixels. Para quem não sabe, o próprio iPad vem com resolução de 1024 x 768 pixels, em uma tela de apenas 9,7 polegadas. E essa foi uma escolha lógica, pois quando você vira o iPad de lado, você tem uma resolução de 768 x 1024 pixels, o que seria bastante confortável para visualizar páginas Web através do dispositivo.

    Infelizmente, o produto da Dell já sairia perdendo em resolução, por proporcionalidade. De acordo com analistas, talvez houvesse a possibilidade de se usar esse dispositivo em modo wide-screen, com uma resolução de 1366 x 768 pixels. Mas como eles mesmo afirmam, "pixels não dão em árvore", e nesses produtos, a ordem sempre foi a de contenção de custos.


    Tablets da Dell

    A Dell também está planejando o lançamento de dois modelos de tablet com sistema operacional Android, entre 2010 e 2011. E os modelos virão embarcados com tecnologia 3G, para conexão de banda larga móvel. O lançamento inicial deverá ser para os clientes nos Estados Unidos, mas posteriormente, como de costume da própria companhia, seria feito um lançamento mundial em um curto intervalo de tempo. O modelo de 7 polegadas deverá ser lançado no final de 2010, e o modelo com 10 polegadas deverá chegar ao mercado norte-americano em 2011.

    É óbvio que ainda não há nenhum detalhamento técnico sobre o hardware desses tablets extras da série Dell Streak. Mas se formos basear a extrapolação pelo modelo Dell Streak 5, eles poderão vir com o famoso processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz (gigahertz) de clock baseado em tecnologia ARM, e com uma tela multi-touch para ambos os modelos de 7 e 10 polegadas. por terem telas maiores que o modelo Streak de 5 polegadas, deverão vir com resoluções bem maiores que os 800 x 400 pixels propostos para esse modelo. A versão pré-release do Streak 5 já roda o sistema operacional Google de versão 1.6, mas é bem possível que na época de seu lançamento, o mesmo venha embarcado com uma versão mais atual do Android (pelo menos é o que todos nós esperamos).


    Notícias Relacionadas:

    - Dell Lançando Tablets com Android


    Links de Interesse:

    - Dell may be working on convertible netbook tablet, ARM-based netbook

    Sobre o Autor: saryshagan


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de josir
      josir -
      Não só a Dell mas também a HP e a Lenovo estão apostando no novo tablet. A partir do sucessos/insucessos do iPAD, eles irão pegar o que mais agradou os usuários e colocar no mercado com um sistema aberto, no caso o Android.

      Já vi essa história antes: o Android equivale ao DOS dos anos 80. Enquanto a Apple fica fechada e não permite que outros fabricantes tenham liberdade em seu "ecosistema", os outros fabricantes estarão usando o Android para criar uma massa de aplicativos que irá superar a Apple.

      Com certeza a Apple vai continuar vendendo muito iPhones e iPads mas no futuro provavelmente vai ficar com os mesmos 10% do mercado que hoje tem com os iMacs.
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L