• Twitter Adquire Cloudhopper

    O Twitter continua em ritmo de expansão e acaba de anunciar a aquisição da Cloudhopper, uma empresa especializada em comunicação via mensagens entre dispositivos móveis. Ao que parece, foi uma aquisição estratégica, e os termos de aquisição não foram divulgados pela companhia. O anúncio da aquisição foi feito nesta sexta-feira, dia 23 de abril de 2010. Pelo jeito o Twitter não irá investir apenas em aplicativos oficiais para sua rede social de microblogs. Além de cercar o desenvolvimento junto as principais empresas de smartphone do mercado, a companhia parece começar a investir pesado nos meios de comunicação.

    A própria Cloudhopper já estava trabalhando com o Twitter por 8 meses (quase uma gestação), e seus serviços de conectividade permitiam ao Twitter efetuar conexões diretas para as redes de operadoras móveis em países de todo o mundo. De acordo com Kevin Thau, que trabalha com produtos móveis e parcerias no Twitter, a aquisição irá "nos ajudar a continuar crescendo, e se equiparar aos nossos serviços de SMS". Essa afirmação foi feita em seu Blog, e ele completa que "O Twitter foi inspirado pelo SMS, e continuamos a adotar essa tecnologia simples, mas omnipresente".

    Thau também afirma que "na verdade, o limite de 140 caracteres do Twitter foi projetado especificamente para permitir que qualquer tweet seja lido em sua totalidade, se você estiver usando um telefone celular rudimentar, ou mesmo um serviço de Internet mais sofisticado habilitada em um dispositivo".

    A empresa Cloudhopper foi fundada em 2008 por Joe Lauer. De acordo com seu Web site, a mesma possui patentes pendentes de registro que "fornecem o software-base e a infra-estrutura confiável em escala, e que dispersa geograficamente alguns dos maiores programas em volume de mensagem do mundo - tudo com zero de downtime".

    Durante uma apresentação no CTIA deste ano, ocorrido em Las Vegas, Biz Stone, o co-Fundador do Twitter, afirmou que o SMS foi a maior oportunidade de crescimento para a empresa. Stone ainda afirmou que "Existem quatro bilhões de telefones móveis no mundo, e todos prontos para o Twitter", e destacou: "Compare isso com os cerca de dois bilhões de PCs. Então isso cria uma grande oportunidade de crescimento para nós. Quando um fazendeiro em uma vila rural em uma nação de terceiro mundo pode obter informação via SMS, isso pode ser um impacto dramático em sua vida", e completou "Nós sempre estivemos animados sobre o Twitter ser capaz de trabalhar sobre essa rede rudimentar de SMS, bem como com smartphones de alta tecnologia".

    No ano passado, o Twitter já havia anunciado diversas parcerias com várias operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, que permitem tweets com base em mensagens de texto. Já em dezembro de 2009, a empresa lançou o serviço Twitter SMS na Austrália, em parceria com a Telstra. Um mês antes, a empresa havia feito parceria com a AXIS na Indonésia, para oferecer tweets via SMS no país. O Twitter também está disponível em SMS na Índia através da operadora móvel Bharti Airtel, com a O2 do Reino Unido, com os clientes da Vodafone na Nova Zelândia, e as maiores operadoras no Canadá.

    Bom! Acho que só esqueceram de falar para ele que, neste atual mundo "globalizado", as operadoras de telefonia móvel que dominam todo o planeta, apenas trocando seus nomes dependendo do país em que atua, costuma cobrar absurdamente caro por serviços simples como SMS, justamente em "países de terceiro mundo", se comportando plenamente como empresas trans-nacionais, onde todo o rico dinheiro "adquirido" nessas "nações de borda" vai para os países-matriz dessas empresas, normalmente de "primeiro mundo".

    E isso significa duas coisas: a primeira é que nós, "cidadãos residentes de países de terceiro mundo" pagamos caros pelos serviços, para que todo o resto do mundo page barato (ou receba os mesmos serviços de graça) e; o abuso monetário de serviços que nem deveriam ser cobrados inviabilizam a expansão de empresas como o Twitter em países de "terceiro mundo" devido a esse "co-fator" denominado "exploração".


    Notícias Relacionadas:

    - Twitter versus Desenvolvedores
    - Twitter Places para Geo-Localização
    - Amador Invade Conta de Twitter de Barack Obama


    Links de Interesse:

    - Twitter Acquires Mobile Messaging Company Cloudhopper
    - Twitter acquires SMS service Cloudhopper


    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L