• Novo Ataque de Patentes contra o Android

    Parece que uma nova enorme tempestade está se aproximando da sede do Google. Várias gigantes do setor de informática como Microsoft, Sony, Apple e RIM, pretendem atacar a Gigante da Internet utilizando várias patentes-chaves que possuem contra o sistema operacional Android. Mas como elas obtiveram essas patentes e porque somente agora resolveram agir? A história: uma companhia chamada Nortel entrou em falência no ano de 2009. E em 2011 foi realizado um leilão de seu grande portfólio de patentes. Os vencedores desse leilão foram as empresas Apple, Microsoft, Sony, RIM (e demais companhias do setor), que juntas adquiriram as patentes pelo montante de US$ 4,5 bilhões, na forma de um consórcio de nome Rockstar Bidco.


    Naquela época, muitas pessoas especularam que essas patentes poderiam ser utilizadas contra o Google, que sozinho perdeu as chances de adquiri-las em leilão. E parece que elas estavam certas. A Rockstar entrou com oito ações judiciais na Corte Federal Norte-Americana tendo como alvo o Google e os fabricantes de dispositivos Android. A denúncia (veja o PDF) contra o Google envolve um total de seis patentes, sendo todas da mesma "família" de registro. Elas vem intituladas como "associative search engine" (em tradução literal, "motor de busca associativo"), e listam Richard Skillen e Prescott Livermore como inventores na época de suas concessões.

    As patentes descrevem "uma máquina de propaganda que oferece anúncios para um usuário que esteja buscando uma informação desejada em determinada rede de dados. Para se ter uma ideia, a patente mais antiga neste caso é a US Patent No. 6,098,065, com data de apresentação do ano de 1997. Um ano antes do Google ser fundado. Já a mais nova das patentes foi apresentada em 2007 e concedida em 2011.

    Fonte:

    - Slashdot: Microsoft, Apple and Others Launch Huge Patent Strike at Android (em Inglês)

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L