• O que Acontece Quando um Cibercriminoso Tenta Golpe Contra Pesquisadores de Segurança?

    Jeremy Scott, analista sênior de pesquisa da Solutionary, relatou uma situação sobre uma conversa telefônica. Ele havia acabado de desligar o telefone com um cavalheiro muito agradável a partir do "centro de serviços para os computadores do sistema operacional Windows." Durante a chamada, ele disse que o sujeito informou que tinha recebido várias advertências, de que o seu computador havia sido infectado. Na sequência, explicou que a máquina tinha algo "muito pior do que os vírus", mas na verdade tinha "malwares e spywares, que poderiam causar grandes dados so seu computador.

    Como uma forma de mostrar ao executivo que ele estava realmente infectado com esses horríveis "malwares", o indivíduo passou por algumas etapas para garantir que Jeremy estivesse na frente do seu laptop e que ele havia sido ligado. Mal sabia ele que peguei meu laptop "non-Windows" e fiz um fired up completo de uma imagem virtual totalmente clean do Windows XP. O ansioso "salvador" dos problemas de malware encontrados no computador de Jeremy instruiu a manter pressionada a "full Windows flag" no canto inferior esquerdo do teclado e "pressionar a tecla 'R'".


    Figindo Obedecer as Ordens do Cavalheiro

    Depois de explicar o que Jeremy deveria ver na tela, ele tinha escrito "eventvwr" no espaço em branco ao lado da palavra "open" e clicou em "OK" . Em seguida, ele explicou os ícones de informação normais "blue" e perguntou se Jeremy viu "círculos vermelhos" ou "triângulos amarelos". Claro, o executivo imediatamente informou a ele que viu os dois. Ele disse: "Ok, não clique em nenhum deles. São "malwares". Eles estão causando danos ao seu computador. Jeremy, imediatamente respondeu com "Oh, não! Como faço para me livrar disso?" O cavalheiro agradável calmamente, garantiu que ele estava aqui para ajudar e foi exatamente por isso que ele o executivo, com a intenção de alertá-lo.



    Facebook Seria o Grande Vilão das Infecções

    Quando o cavalheiro soube que Jeremy usava a rede social "Facebook durante todo o dia", ele informou que, provavelmente, o executivo estaria infectado devido a esse motivo, "mas não devia se preocupar", disse ele depois de prestar ajuda, prometendo a ele que "o seu computador seria executado como se fosse novo, e ele nunca mais terá problemas novamente."


    Well, sigme up!

    Ansioso para receber esse material em seu computador, Scott seguiu as instruções para voltar à caixa de diálogo Run e digite " www.ammyy.com". Claro, ele trouxe um navegador com o site do Ammyy Desktop Software Remote. O sujeito instruiu a clicar no botão "Começar a trabalhar com Ammyy Admin" no centro da página. Ele, então, gentilmente perguntou, se o executivo viu algo pedindo para executar o arquivo. Jeremy disse a ele que "tinha uma opção para salvar o arquivo, mas não via como executar"; dessa forma, o sujeito disse para que Jeremy escolhesse "salvar" e, em seguida, clicasse duas vezes no arquivo baixado.


    Visualização do ID do Cliente

    Uma vez o executivo fez isso, e ele perguntou se foi possível visualizar o "ID do cliente". Jeremy, rapidamente, questionou por que ele precisava da ID do cliente. O sujeito respondeu que ele precisava repassar essa informação para o engenheiro de serviço, pois só assim poderiam consertar o seu computador. Neste ponto, ou o executivo tinha que lhe dar acesso ao computador ou cortar a ligação, e certamente, Scott não estava nem cogitando dar-lhe acesso ao seu computador. Nessa sequência de fatos, ele decidiu terminar o seu jogo e deixar o scammer saber que sua "façanha" está sendo interpretada do início ao fim.

    Neste caso, Jeremy não era o único a aplicar a engenharia social, mas foi o único a fazer com que a técnica de engenharia social surtisse efeito. No entanto, isso é um golpe do qual muitos são vítimas, porque o cara parecia muito sincero. Normalmente, o próximo passo neste tipo de fraude seria que o scammer exigisse um pagamento do serviço de "limpeza" para convenientemente, abrir um navegador para o PayPal para você enviar o pagamento. Se você se recusar? Bem, eles têm uma sessão remota que possibilita abrir no computador deles o seu computador inteiro, e acessam todos os seus dados, estando à sua mercê.

    Como você pode evitar isso? Bem, Jeremy poderia ser sarcástico e perguntar quais são as chances de que alguém da Microsoft iria chamá-lo para avisá-lo sobre uma ocorrência assim. Mas, ao invés disso, quais são as chances de qualquer empresa de software ter lhe chamado e avisar de que foi descoberta uma infecção desse tipo?


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/article.php?id=1913&p=2
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de pedrovigia
      pedrovigia -
      tem mala pra tudo...
    + Enviar Comentário