• Oracle Enterprise Manager 12c e Avanços com Database as a Service (DBaaS)

    Soluções como Banco de Dados como Serviço ou DataBase as a Service (DBaaS), oferecem às organizações a implantação acelerada, a capacidade elástica, maior eficiência de consolidação, maior disponibilidade e menor custo operacional global e complexidade. Além disso, o Oracle Database 12c fornece uma arquitetura multi-tenant inovadora em relação a bancos de dados, que facilita a oferecer DBaaS e consolidar as bases de dados em nuvens.



    Suporte a Migração de Clientes

    Para apoiar a mudança dos clientes para este modelo, o Oracle Enterprise Manager 12c adiciona novos recursos de automação para permitir o rápido provisionamento de nuvens de banco de dados por meio de auto-serviço, poupando os administradores de tempo e esforço. Essas novas capacidades podem ajudar os clientes a adotar o Oracle DataBase 12c de forma mais rápida, e pavimentar o caminho para um modelo de entrega de DBaaS.

    Portanto, a Oracle anunciou no decorrer desta semana, uma nova versão do Oracle Enterprise Manager 12c, que fornece uma solução de gerenciamento completa do ciclo de vida DBaaS para Oracle para vários usuários, sendo uma opção para Oracle Database Enterprise Edition 12c. Com este lançamento, o Oracle Enterprise Manager 12c apoia as escolhas mais amplas para entrega envolvendo DBaaS, incluindo uma solução de banco de dados completa, para oferecer melhores opções aos seus usuários, poupando tempo e esforço no provisionamento de serviços.


    Recursos Inovadores e Capacidades de Gerenciamento

    Ao combinar todos esses novos recursos com as capacidades de gestão existentes para o sistema Oracle Exadata Database Machine, os clientes podem implementar, rapidamente, ambientes DBaaS escaláveis​​, capazes de alimentar mais serviços, com desempenho e disponibilidade extremas. Além disso, novas otimizações para o Oracle Real Application Testing permitem que haja a verificação rápida e simplificada das operações de rotina de administrador de banco de dados, diretamente em nuvens privadas, envolvendo ambientes de produção e missão crítica. Isso melhora consideravelmente a qualidade dos serviços, a produtividade do administrador e ajuda a reduzir os custos operacionais.


    Agilidade, Redução dos Custos, Monitoramento e Gerenciamento

    Acelerar o desempenho do banco de dados como Service Provisioning, ajuda bastante os clientes a alcançar maior agilidade e perceber mais economia de custos; Consolidar a arquitetura multitenant do Oracle Database 12c envolve planejamento, processos de migração e testes de aplicativos novos e existentes devido aos clientes se deslocarem para DBaaS. Dessa forma, o Oracle Enterprise Manager 12c facilita essa consolidação, com as suas capacidades de automação únicas, que vão desde o planejamento, instalação, teste, as capacidades de auto-serviço, medição e cobrança, monitoramento, gerenciamento e otimização.

    A mais recente versão do Oracle Enterprise Manager 12c ajuda a minimizar o risco, melhorando a agilidade e time-to-market para a implantação de soluções pluggable DBaaS. A partir daí, a plataforma apresenta facilidade extrema nos processo de migração de bancos de dados anteriores para a última versão do Oracle Database 12c, de forma automatizada. Na sequência, vem as capacidades de auto-serviço, incluindo provisionamento, monitoramento, backup, restauração e reforma de serviços de banco de dados conectáveis ​​para hospedagem ou aplicações de certificação em Oracle Database 12c, permitindo aos utilizadores, solicitar e acessar bancos de dados on-demand.

    Há ainda um processo de inicialização com maior rapidez, para automatizar a criação de uma nuvem de banco de dados de maneira totalmente funcional, composta por pools, zonas de banco de dados, modelos de serviços e auto-atendimento de usuários. O kit inclui uma solução completa para a criação de Oracle Exadata como uma solução out-of-the-box para plataforma DBaaS, e permite que os administradores possam integrar a sua configuração DBaaS com scripts e soluções de terceiros.

    Chargeback ou relatórios showback, permitem que haja um processo de prestação de contas para o uso de serviços de banco de dados plugáveis. Além disso, relatórios sobre a distribuição de carga de trabalho entre os bancos de dados conectáveis para análise de custos, são fornecidos; há garantia de recursos, o que permite a implementação de cargas de trabalho mistas em um ambiente compartilhado para que haja um melhor desempenho, isolamento de recursos e melhor utilização desses recursos.

    Além do mais, há um processo de gerenciamento baseado em políticas, para ajudar a cumprir os requisitos de conformidade e governança, enquanto ajuda a reduzir a complexidade. Existe também um suporte API REST abrangente, para integração com sistemas de automação de terceiros ou portais corporativos personalizados.


    A nova versão também inclui:

    Test as a Service: nuvem de testes self-service da Oracle, para testes de aplicativos automatizados, foi aprimorada para suportar testes funcionais e de regressão, além do carregamento. Os clientes agora podem implantar testes públicos de nuvens públicas ou privadas, por meio do Oracle Enterprise Manager 12c e assim executar testes automatizados de regressão funcional, aumentando a eficiência de controle de qualidade, minimizando os custos de hardware e melhorando a qualidade da aplicação.


    Considerações Executivas

    "A capacidade de oferecer banco de dados como um serviço com o Oracle Database 12c e Oracle Enterprise Manager 12c, provou ser de valor inestimável para os nossos clientes. Somos capazes de prestação de serviços de banco de dados de maneira mais rápida, enquanto os nossos usuários estão tendo a experiência de melhor desempenho e disponibilidade. Uma das coisas que os nossos clientes querem é a clonagem de bancos de dados conectáveis ​​para testar novas versões de seus aplicativos. Para nós, isso resultou em uma enorme demanda para banco de dados como um serviço e isso é uma grande vitória para nós", disse James Anthony, Diretor de Tecnologia e-DBA Ltd.


    Saiba Mais:

    [1] Oracle Press Release http://www.oracle.com/us/corporate/press/2049702

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L