• Placas NVIDIA Fermi Gratuitas para Desenvolvedores de Código Aberto

    Antes de lançar seus processadores gráficos para a próxima geração, a NVIDIA havia descontinuado seu afuscado driver de código aberto, e também afirmou que não iriam oferecer suporte open-source para toda a sua série "Fermi" da GeForce SRX 400, e ainda recomendavam que os seus consumidores utilizassem o driver VESA do X.Org até que eles pudessem lançar um driver binário para Linux que eles pudessem instalar em seus computadores. Entretanto, para nossa sorte, a comunidade que está trabalhando em cima do projeto de driver Nouveau, estão planejando dar suporte para os cartões gráficos GeForce GTX 470/480 através de implementações via engenharia reversa.

    E hoje, parece que seus esforços serão de grande ajuda graças a um patrocínio de hardware. Muitos dos desenvolvedores Noveau não são remunerados pelo seu trabalho, e precisam de doações de hardware para dar continuidade aos seus projetos com engenharia reversa. E hoje a PathScale forneceu a eles em mãos alguns cartões gráficos Fermi.

    Christopher Bergström da PathScale, escreveu uma mensagem para a lista de discussão Nouveau, intitulada "Free Fermi cards to interested developers and researchers" (na tradução, "Placas Fermi gratuitas para desenvolvedores e pesquisadores interessados"). Nesta mensagem ele afirma que sua companhia estaria oferecendo esses cartões gráficos da NVIDIA para aqueles da comunidade de código aberto interessados em trabalhar nos drivers Nouneau, OpenCL, compiladores shader, e tecnologias GPGPU similares. Os motivos para a doação da PathScale seria que o surgimento de drivers de código aberto para o Fermi iriam ajudar em seu compilador GPU e o mercado HPC.


    Saiba Mais:

    [1] Phoronix: http://www.phoronix.com/scan.php?pag...item&px=ODE4Mg


    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L