• Desktops Apple Superam Dell na Lista de Pedidos de Natal

    Parece mesmo que a Dell finalmente perdeu seu posto para a Apple entre os consumidores Norte-Americanos, no que se refere ao mercado de computadores. A empresa da maça também desbancou a Roku no mercado de dispositivos de streaming de mídia e a Samsung no mercado de smartphones. Mas ainda perde para o Android do Google. Há tempos a Apple tem sido a mais desejada quando o assunto são tablets, smartphones, MP3 players e dispositivos de streaming de mídia no mercado Norte-Americano de final de ano. E de acordo com os dados de uma pesquisa realizada pela Parks Associates, pela primeira vez neste ano a companhia alcançou o topo do mercado na categoria desktop.


    De acordo com John Barrett, diretor de análise de consumo para a Parks Associates, a "Apple alcançou o topo da lista de linhas de interesse para compras de desktop pela primeira vez nesse ano", e completou que "Em 2011 e 2012, a Dell foi a líder no segmento de desktop, mas a Apple a destronou, tornando a Apple agora a mais popular no segmento através de muitas outras categorias CE".

    Desktop iMac all-in-one da Apple

    Se movendo de forma sorrateira em direção ao topo da lita do segmento de desktop, a Apple esteve em terceiro lugar em 2011. Em 2012 tomou a posição da Hewlett-Packard para alcançar o segundo lugar nesse mercado Norte-Americano. E agora conquistou o posto da Dell pela primeira vez. É importante destacar que para a realização dessa análise, a Parks Associates obteve seus dados para os segmentos mais desejados do ano de uma pesquisa nacional com a participação de 2.500 entrevistados durante o último trimestre desse ano de 2013.

    Já para os dispositivos de streaming de mídia, o Apple TV tem mantido a primeira posição no mercado pelos últimos três anos consecutivos. Porém, a Parks Associates notou que enquanto os compradores dizem querer uma Apple TV, muitos acabam comprando na verdade uma Roku box. No ano passado, 34 por cento dos compradores com idades entre 18 e 34 anos disseram que planejariam comprar uma Apple TV, e 15 por cento disse que tinham intenção de adquirir uma Roku. Em uma pesquisa posterior entre os mesmos compradores, a Parks Associates descobriu que 24 por cento do pool entrevistado acabou comprando uma Apple TV e 29 por cento uma Roku.

    Baseado nesse comportamento, é bem possível que o mesmo possa ter acontecido om os computadores desktop - as pessoas dizendo que querem comprar um Apple e acabando comprando um Dell. Com essa base, Barrett afirmou que "Ser uma 'preferência' no segmento pode ser considerado uma vantagem, mas os consumidores ainda podem mudar suas opiniões". E para finalizar, dentre outros segmentos que os compradores mais desejam, se destacam o PlayStation 4 da Sony no que se refere a consoles para jogos, o Kindle da Amazon para leitores digitais, e a Samsung para o segmento de TVs do tipo flat-panel.

    Fonte:

    - CNET News: Apple desktops overtake Dell on shoppers' holiday wish lists (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L