• Twitter Disponível em Telefonia Móvel sem Acesso à Internet

    O Twitter está de parceria com uma start-up em Singapura para tornar seu serviço de mensagens de 140 caracteres disponível para usuários em mercados emergentes que chegam a possuir um telefone celular, mas que não tem condições de adquirir o acesso à Internet. De acordo com o Reuters, Sumesh Menon, co-fundador e chefe-executivo da U2opia Mobile, afirmou que sua empresa possui um nível de parceria similar com o Facebook, e que irá lançar seu serviço de Twitter já no primeiro trimestre de 2014.


    Os usuários só precisarão digitar um simples código no aparelho para ter acesso ao feed dos trending topics populares no Twitter, afirmou Menon. É importante destacar que mais de 11 milhões de pessoas utilizam o serviço Fonetwish da U2opia, que permite acesso ao Facebook e ao Google Talk via telefone móvel sem a necessidade de contratação de um plano de dados digitais para acesso à Internet. A rede social de microblogs Twitter que possui cerca de 230 milhões de usuários registrados, realizou uma oferta pública inicial de sucesso no mês passado que avaliou a empresa em cerca de US$ 25 bilhões.

    A U2opia utiliza um protocolo de telecomunicações chamado USSD, ou Unstructured Supplementary Service Data, que não permite a visualização de imagens, vídeos e outras formas gráficas que poderiam ser transitadas pelo sinal. "O USSD como um veículo para o Twitter está praticamente de mãos dadas, já que o Twitter por design é limitado a caractere, é uma rede social orientada a texto", disse Menon.

    Menon também destacou que cerca de 8 em cada 10 pessoas nos mercados emergentes em todo o mundo ainda não acessam dados através de seus aparelhos de telefonia móvel. A U2opia, que está presente em 30 países e em sete idiomas diferente, irá localizar o feed do Twitter de acordo com a localização do usuário, oferecendo assim as informações dessa rede social no idioma nativo do seu cliente. "Então, alguém no Paraguai irá acessar conteúdo bastante localizado para o mercado, assim como alguém em Mumbai ou Bangalore", disse Menon.

    A U2opia, que tem seu maior mercado nos continentes Africano e SulAmericano, possui parcerias estratégicas com provedores como a Telenor, Vodafone e Bharti Airtel Ltd. A empresa ganha cerca de 30 a 40 por cento do que os usuários pagam para seus parceiros de telecomunicações para acessar o serviço Fonetwish. "Para muitos usuários finais em mercados emergentes, esta será sua primeira experiência com o Twitter", finalizou Menon.

    Fonte:

    - Reuters: Twitter to be available on mobile phones without Internet (em Inglês)

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L