• Rastreamento: Apple Store Monitorando seus Usuários com iBeacon

    A partir de sexta-feira, a Apple irá começar a utilizar a tecnologia iBeacon em suas 254 lojas em todo o território Norte-Americano, para enviar aos seus clientes mensagens sobre produtos, eventos e outras informações que a empresa julgue ser de utilidade para seus usuários. Todas essas informações serão baseadas em sua localização caso você tenha baixado a aplicação Apple Store e tenha dado permissão para a Apple te rastrear. O posicionamento por GPS irá lhe dizer como chegar a Apple Store mais próxima, e com o iBeacon a empresa da maça espera poder guiá-lo dentro do estabelecimento, seja para você pegar uma ordem de serviço, atualizar para um novo iPhone, ou mesmo comprar um novo par de headphones.


    Ao utilizar a funcionalidade iBeacon, a aplicação irá notificar o usuário, por exemplo, se o computador que encomendou está pronto para ser retirado. O pequeno intrometido também irá mostrar o número do pedido em sua tela. Está andando pela prateleira do iPhone? Você talvez receba uma mensagem perguntando se deseja efetuar um upgrade, verificar a disponibilidade de um upgrade e ver se você pode pegar o dinheiro para a toca usando seu iPhone antigo.

    A companhia demonstrou esta tecnologia para a Associated Press nesta última semana, em sua sempre-cheia loja localizada na Quinta Avenida em plena Cidade de Nova York. Nesta loja em particular, a Apple instalou cerca de 20 transmissores ibeacon, sendo que alguns deles são simples iPhones e iPads, que vem com essa capacidade como parte do sistema operacional móvel iOS 7 lançado em Setembro último. Os transmissores utilizam a tecnologia de comunicação wireless Bluetooth para verificar sua localização exata (triangulação). Vale ressaltar que isso não é possível com o GPS pois o mesmo não funciona bem dentro de construções além de (por segurança contra terrorismo ou demais possíveis usos criminosos dessa tecnologia) não possui resolução suficiente, tendo uma margem de erro de alguns metros, propositadamente. Assim sendo, a tecnologia GPS não é muito boa em distinguir entre localizações, muio menos alguns pouco metros entre prateleiras dentro de um estabelecimento comercial apinhado de gente.

    E, diferente do GPS, os iBeacons podem ser ajustados para distâncias específicas, permitindo que você receba notificações dependendo de onde você estiver dentro do estabelecimento. E demais notificações virão apenas quando você estiver em algum ponto em particular, em uma parece ou bancada de demonstração de produto. A loja também pode enviar notificações sobre as promoções e eventos futuros.

    E as implicações vão além das lojas da Apple. Em algum dia, os comutadores podem pegar informação de atrasos no metrô enquanto você aguarda a chegada do trem na plataforma, ou visitantes de um museu podem obter detalhes sobre determinada pintura ou obra-de-arte que esteja à sua frente. É claro que outras revendas poderão ser capazes de oferecer descontos especiais ou rastrear o que os compradores mais visitam.

    Porém, essa tecnologia de localização in-store levanta questões sérias de privacidade, embora muitos compradores se mostraram interessados em serem rastreados se houver alguma vantagem para eles.

    A Liga Principal de Baseball Norte-Americana já tem planos de utilizar essa tecnologia no próximo ano para customizar as experiências de seus fãs em seus estádios, contanto que eles baixem a aplicação At The Ballpark para seus iPhones ou iPads que venham embarcados com a versão 7 do iOS. Em uma demonstração apresentada anteriormente nesse ano, a MBL mostrou como a aplicação pode oferecer funcionalidades especiais baseadas na localização do usuário em um estádio, como cupons de descontos para compra de souvenirs nas lojas, ou um video que mostra os marcos mais próximos.

    É important destacar que a Apple não é a primeira empresa a oferecer tecnologia de localização do tipo in-store. Um aplicação chamada Shopkick envia descontos para seus usuários que entram na Macy's, na J. C. Penney e demais lojas. Porém, a Apple está entrando nesse mercado com micro-localização, colocando a tecnologia nascente nas mãos de milhares de desenvolvedores espalhados pelo mundo.

    É Preciso Aceitar ser Rastreado para Utilizar

    A Apple afirma que o iPhone oferece aplicações com u nível totalmente diferente de alertas de micro-localização, como as balizas em um estacionamento, exibições em um museu, ou apresentação de produtos em lojas. Para tirar vantagem disso, tenha certeza que seu pequeno possante também está com o Bluetooth ativo e baixe a respectiva aplicação junto a Apple Store. Pra usar essa funcionalidade você precisará concordar em deixar a Apple rastrear sua localização e de receber notificações quando estiver dentro de uma de suas lojas. A mesma tecnologia só irá funcionar se você informar SIM (YES) para ambas as opções enquanto configura a aplicação para funcionar.

    A seguir, a aplicação irá alterar para o modo in-store uma vez que você adentre um dos estabelecimentos da empresa da maça. E mesmo sem o iBeacon, a aplicação já permite que você efetue uma varredura e efetue pagamentos para alguns itens utilizando seu iPhone, além de permitir que você obtenha ajuda do serviço ao cliente e também efetue reservas de produtos.

    O rastreamento de localização levanta sérias questões sobre privacidade. Até porque os compradores não devem querer ter todos os seus movimentos rastreados e gravados dentro de uma loja. A Apple, entretanto, diz que não coleta informação sobre os compradores dentro de suas lojas. Mas outras empresas utilizando o iBeacon poderão fazer isso, caso as pessoas que baixam a aplicação permitam que sejam rastreadas.

    Os defensores da privacidade já levantaram preocupações sobre as várias formas que os vendedores rastreiam os compradores, seja pela sua localização, histórico de compras, ou qual a frequência com que eles visitam uma loja. Porém, normalmente os consumidores permitem que sejam rastreados por muito pouco em troca.

    Fonte:

    - The Globe and Mail: Now Apple Stores will track your every move with iBeacon tech Add to ... (em Inglês)