• Guia para Proteção de Identidade

    Embora muitas das informações e alertas relacionados à segurança não sejam novidade, as chamadas de atenção para que as pessoas tenham cuidado com sua privacidade na grande rede devem ser constantes, devido ainda haver um grande número de indivíduos que continuam caindo em golpes aplicados via Web. Como você se sentiria se fosse ao supermercado e descobrisse, ainda na fila do caixa, que você não tinha dinheiro em sua conta bancária? Normalmente isso seria muito constrangedor, constrangedor o suficiente; mas, seria intrigante se você soubesse que o seu dinheiro deveria estar lá.

    Infelizmente, é provável que, neste caso, a sua identidade teria sido roubada. De acordo com uma publicação do Washington Post, foi exatamente isso o que aconteceu com Ryan Thomas, um aviador da Guarda de Honra da Força Aérea, depois de ter comprado alguns filmes online. Uma manhã, ele acordou e descobriu que sua conta bancária, que tinha quase 1.000 dólares na noite anterior, tinha sido roubada e ele estava sem dinheiro algum.



    Os Riscos que Favorecem Roubo de Identidade

    Hoje em dia, há um risco particularmente elevado de roubo de identidade, uma vez que as pessoas são normalmente mais lentas para perceber que a sua identidade foi roubada e possuem mais informações pessoais disponíveis na Internet. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, cerca de 16,6 milhões de americanos (ou cerca de 7 por cento deles) com mais de 16 anos de idade, foram vítimas de algum tipo de roubo de identidade, só em 2012. Destes, cerca de um em cada 20 foram vítimas de roubo de identidade. Ele pode levar de alguns dias a alguns meses ou mesmo anos para se recuperar totalmente em relação ao roubo de identidade, e algumas pessoas passam anos reparar suas perdas.

    Além disse, é dito que há uma excessiva valorização da sua privacidade, com mais de 70 por cento dizendo que ninguém deve ser capaz de acessar suas informações pessoais, envolvendo o seu comportamento na Web. No entanto, a geração do milênio está constantemente compartilhando suas informações pessoais com os sites de mídia social como o Facebook, e muitas outras empresas de terceiros que oferecem promoções ou cupons para compartilhar informações com eles. Embora muitas dessas empresas aparentemente sejam respeitáveis, muitas delas também são desonestas ou negligentes, e podem intencional ou acidentalmente compartilhar informações pessoais com grupos ou indivíduos, cuja intenção é roubar identidades para obter ganhos financeiros.


    Problemas Associados com Roubo de Identidade

    Um dos maiores problemas que vêm com ter sua identidade roubada, são os graves danos que podem causar ao seu crédito. De acordo com um relatório da Credit.com, o roubo de identidade pode destruir o seu crédito para os próximos anos, mesmo se você recuperá-lo de forma relativamente rápida. Mas isso leva a uma série de outros problemas, incluindo a dificuldade de qualificação para uma hipoteca ou um carro novo (aplicando-se altas recompensas) e cartões de crédito com juros baixos, e em alguns casos pode afetar até mesmo negativamente sua capacidade de obter um emprego.

    Estes problemas podem levar a uma espiral interminável que torna a sua vida muito mais difícil do que ela precisa ser. Por esta razão, é imperativo que você faça todo o possível para proteger a sua identidade e não dê crédito aqueles que se propôem a fazer mal, ainda que você apenas desconfie das atitudes desses elementos.


    Como Proteger com mais Rigor a sua Identidade

    Felizmente, há uma série de maneiras fáceis para proteger o seu crédito. A primeira é usar o bom senso ao compartilhar suas informações pessoais. Por isso, não compartilhe informações pessoais a menos que seja com uma empresa de nível de respeitabilidade comprovada e que você saiba exatamente como eles vão usar essas informações. Nesse contexto, BullGuard Identity Protection pode ser uma ferramenta útil para proteger a sua identidade.

    Você também pode coletar algumas dicas úteis sobre como evitar o roubo de identidade, seguindo empresas como a Lifelock, através de sua conta no Twitter. Eles incluem informações gratuitas sobre como monitorar a sua identidade, acompanhar a sua pontuação de crédito, e proteger o seu crédito. Por ser mais consciente sobre a Internet, e utilizando recursos externos para ajudar, proteger a sua identidade se torna muito mais viável para a geração Y e seus indivíduos.


    Utilização de Sites Criptografados

    Pontos de Internet WiFi públicos são altamente úteis, quando o assunto é estabelecer uma conexão à Internet, se precisar entrar online o mais rápido possível. Entretanto, estas redes podem dar acesso às suas informações para terceiros. Quando estiver usando uma rede pública, assegure-se de que os sites em que você coloca suas informações pessoais são criptografados para proteger seus dados, seja para redes sociais, e-mails ou oara sites de bancos. Vale ressaltar que os sites criptografados costumam usar o prefixo "http" em seus endereços e que tenham um ícone de cadeado.

    Muitos sites, porém, apenas criptografam a página de logon, o que faz que que as páginas subsequentes não sejam tão seguras. Também evite manter-se logado permanentemente em uma conta; você mantém seus detalhes de maneira mais segura se você se "deslogar" depois do uso.


    Importância de Manter-se Atualizado

    Sites feitos para extorquir sua identidade e vírus que roubam informações são facilmente detectados pelo seu navegador da Internet, mantendo-o livre de ameaças. Como novas ameaças aparecem com uma certa frequência na Internet, sua identidade nunca fica segura completamente, a menos que você mantenha seu computador atualizado.


    Ajustar as Configurações de Redes Sociais

    Muitos usuários de redes sociais, mostram uma variedade enorme de informações sobre suas identidades em seus perfis. Embora estas páginas sejam normalmente visíveis apenas para as pessoas em quem você confia, as configurações padrão de certos sites de rede social mostram informações a estranhos, informações estas que você não tem o mínimo interesse em expor. Portanto, não esqueça de ajustar suas configurações de segurança nesses sites para assegurar sua privacidade.


    Cuidado com Uso de Senhas

    Você deve ter bastante senhas para utilizar nos mais diversos sites que frequenta. Se um estranho conseguir tomar posse de uma dessas senhas e obter acesso à sua conta, ele provavelmente vai tentar usar a mesma senha em outras contas que você possua em outros sites, então sempre mantenha suas senhas diferentes entre si. Você também deve mudar suas senhas periodicamente, portanto, não escolha senhas óbvias, como o nome do seu melhor amigo, datas de nascimento e outras combinações muito fáceis de adivinhar.


    Saiba Mais:

    [1] Bull Guard http://blog.bullguard.com/2014/02/th....zYhaDcKO.dpuf

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L