• "Suggested Posts": Android Trojan Entregue via Facebook

    Um grupo de pesquisadores descobriu um ataque de enorme potencial em relação aos usuários do Android. Esta manobra muito bem elaborada é originária do Facebook, onde os cibercriminosos anunciaram a disponibilidade de uma série de apps. Quando os usuários acessam o Facebook a partir de seu dispositivo móvel Android, eles vão ver mensagens diferentes, sob o título "Suggested Posts", com dicas de publicidade como: "Quer saber como visualizar conversas de seus contatos no WhatsApp?", dentre outros métodos invasivos, que despertam a curiosidade de muitos usuários.



    Se a vítima clica em qualquer um desses anúncios, ela será redirecionada para uma versão falsa do Google Play, que como todos sabem, é a loja de aplicativos do Android. O usuário, pensando que este é o site verdadeiro, faz o download do aplicativo gratuito que é realmente um cavalo de Tróia que subscreve os usuários a um serviço de SMS de valor acrescentado, sem que haja o conhecimento deles.

    "Neste tipo de ataque, os cybercriminosos se aproveitaram de opções de publicidade direcionadas do Facebook. Neste caso, o anúncio é mostrado apenas para usuários espanhóis do Facebook, que estão acessando a rede social a partir de um dispositivo móvel com a plataforma Android. Dessa forma, foram realizados testes usando a mesma conta a partir de um PC, um iPad, um iPhone e Android e os anúncios eram exibidos apenas quando se utiliza o sistema operacional do Google", disse Luis Corrons, Diretor Técnico do PandaLabs.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2717