• Phone Phishing, Violação de Dados e Fraudes Bancárias

    Recentemente, o arquiteto sênior Jon Oliver, relatou ter recebido um telefonema bastante incomum que afirmava ser da National Australia Bank (NAB), um dos quatro maiores bancos da Austrália. A pessoa que falava com ele sabia o seu nome completo e seu endereço. Além disso, alegava que haviam descoberto uma transação suspeita da conta de Jon Oliver para um sujeito chamado Alex Smith na Nova Zelândia, no montante de 700 dólares australianos. Eles precisavam do número NAB para confirmar se a operação foi legítima.


    Havia apenas um problema com esta chamada aparentemente plausível: Oliver não era um cliente NAB. Intrigado com isso, ele disse que iria entrar em contato novamente com eles, mas a pessoa do outro lado da linha logo encerrou a ligação. Diante de um cenário como esse, vale ressaltar que esses tipos de chamadas não são as únicas ameaças que chegam via telefone - por exemplo, as chamadas falsas "de suporte" que supostamente são da Microsoft e oferecem para remover malware do PC do usuário são, infelizmente, muito comuns. Para a maioria dos usuários, essas chamadas podem parecer bastante convincentes e podem causar uma série de problemas.

    No entanto, isso é algo de um momento de aprendizado quando se trata desses ataques. Quem estava por trás desta farsa sabia o suficiente para combinar com o nome, o endereço e o número de telefone de Jon Oliver. Mas, como eles conseguiram toda essa informação? Ninguém sabe. No entanto, é muito possível que alguém em algum lugar, tenha praticado uma violação de dados.

    Nesse contexto, desde o ano passado, estão sendo apontados enormes ganhos envolvendo ações de malware bancário. Assim como golpes de suporte podem ser comparados como um "mundo real" equivalente a ransomware e antivírus falsos, assim pode este tipo de chamadas de phishing ser o equivalente a estas ameaças de malware bancário. Além do mais, estas ameaças devem servir como uma chamada, para que boas práticas de segurança sejam de responsabilidade de todos - o consumidor deve tentar aprender como não ser enganado por essas fraudes, e as empresas devem levar a sua própria segurança a sério - especialmente quando se trata de dados do usuário.


    Saiba Mais:

    [1] Security Intelligence - Trend Micro http://blog.trendmicro.com/trendlabs...banking-scams/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L