• Gastos com TI em 2014 Crescem 3,2%

    Com a economia global mostrando sinais de uma recuperação gradual, os gastos de TI em todo o mundo estão a caminho de um total de $3.8 trilhões nesse ano de 2014, registrando um aumento de 3,2 por cento a partir de 2013, de acordo com as últimas previsões feitas pela Gartner, Inc. "Globalmente, as empresas estão gerenciando o seu mal-estar e estão voltadas para os gastos com TI para suportar o crescimento de seus negócios", disse Richard Gordon, vice-presidente-gerente da Gartner. "O consumidor estará comprando muitos novos dispositivos em 2014; no entanto, há uma maior substituição para dispositivos mais básicos do que temos visto em anos anteriores."


    Indicador de Tendências Tecnológicas

    O Spending Forecast Gartner Worldwide é um indicador das principais tendências de tecnologia em relação a hardware, software, serviços de TI e os mercados de telecomunicações. Por mais de uma década, a área de TI e de negócios executivos globais têm vindo a utilizar estes relatórios trimestrais, de maneira altamente antecipada, para reconhecer as oportunidades e desafios do mercado, além de basear suas decisões críticas de negócios em metodologias comprovadas ao invés de meras suposições.


    O mercado de dispositivos (incluindo PCs, ultramobiles, telefones celulares e tablets)m está previsto para voltar a crescer em 2014, com uma despesa mundial de 689.000,000 mil dólares, o que significa um aumento de 4,4 por cento a partir de 2013. No entanto, nos gastos de primeira linha, uma mudança no mix de produtos continua a ser vista no mercado. A demanda por telefones mais modernos e com preços mais altos está a abrandar, com os compradores em países maduros preferindo telefones midtier premium, enquanto os países emergentes favorecem os telefones básicos low-end do sistema Android.


    Dispositivos Adicionais em Substituição a Notebooks e Tablets, Mobilidade e Virtualização

    O número de usuários de PCs tradicionais está se contraindo a um grupo bem menor, com usuários ainda mais engajados. Em geral, os consumidores estão optando por comprar ultramobiles premium como substitutos de notebooks e tablets, passando a adquiri-los como dispositivos adicionais. Como as mudanças de poder de mercado para o comprador e as principais inovações de produtos tornaram-se onipresentes, os preços dos produtos estão se tornando, fortemente, um diferencial primário.

    Além disso, os gastos com sistemas de data centers são projetados para alcançar a casa dos 143 bilhões de dólares em 2014, o que registra um aumento de 2,3 por cento a partir de 2013. Em termos de tendências corporativas de equipamentos de rede, os serviços de nuvem e mobilidade são os drivers de maior demanda. A virtualização e a adoção dos serviços de nuvem estão gerando tração de mercado significativa para switches Ethernet de data centers, e a proliferação de terminais móveis continua a estimular uma demanda significativa para o mercado de equipamento de LAN sem fio.


    Destaque para o Mercado de Software Empresarial

    No mercado de software empresarial, a despesa está a caminho de um total de 32 milhões de dólares, registrando um aumento de 6,9 por cento a partir de 2013. O mercado de software empresarial é o segmento que apresenta o crescimento mais rápido em 2014. "O Nexus of Forces (a convergência de políticas sociais, móvel, nuvem e informações), continua a conduzir o crescimento em todos os mercados de software, tais como CRM, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), ferramentas de integração de dados e ferramentas de qualidade de dados, disse o executivo Mr. Gordon. "Na verdade, a adoção de tecnologias de gerenciamento organizacional de dados para apoiar o Nexus causará gastos com SGBDs para poder superar sistemas operacionais, tornando-se o maior mercado de software empresarial em 2014."

    Vale ressaltar que os serviços de TI estão previstos para alcançar um total de 964.000.000 mil dólares americanos em 2014, o que representa um aumento de 4,6 por cento a partir de 2013. Além disso, os compradores de serviços de TI estão mudando os gastos de consultoria (projetos de planejamento) para implementação (fazendo projetos) e analistas do Gartner esperam um crescimento constante no mercado de serviços de TI, como o cenário econômico, e junto com ele, a vontade e o interesse de realizar mais investimentos, melhora de forma significativa.


    Serviços de Voz, Wireless, Migração de Linhas Corporativas e PBX

    Há ainda os gastos com serviços de telecomunicações, que deverá crescer 1,3 por cento em 2014, com gastos de chegam a 1.655 trilhões de dólares. Já os serviços de voz continuarão a declinar a partir de efeitos de substituição, que ocorre um pouco mais rápido do que o previsto anteriormente, afetando o equilíbrio do wireless somente no que tange à famílias em mercados importantes, como Japão, bem como a migração de linhas corporativas devido ao trunking Session Initiation Protocol (SIP) - o uso de voz sobre IP (VoIP) para facilitar a conexão de um Private Branch Exchange (PBX) para a Internet.


    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=16618

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L