• Rede Tor: Cerca de 900 Serviços Ocultos Diariamente em Atividade

    Nos últimos meses, especialistas da Kaspersky Lab têm monitorado de perto os chamados recursos "Darknet", principalmente a rede Tor. E uma coisa que é imediatamente classificada como óbvia, é que o elemento cybercriminoso está crescendo. Embora a infra-estrutura e recursos dos cybercriminosos não estejam na mesma escala que a Internet convencional, os especialistas conseguiram encontrar cerca de 900 serviços ocultos on-line em plena atividade.



    A Clandestinidade das Transações Cybercriminosas via Rede Tor

    TOR é um software livre, principalmente irrestrito a operar através da Internet. Através dele, muitos usuários que entram locais obscuros, trocam mensagens em fóruns, estabelecem comunicação com o submundo do cybercrime, dentre outras práticas - assim como a Internet "comum". Mas há uma diferença crucial entre a Rede Onion e o que é possível acessar na Surface Web. A diferença, é que o TOR é o único que permite que seus usuários permaneçam no anonimato durante a realização de suas atividades na Internet.

    Além disso, o tráfego de rede é completamente anônimo: é impossível identificar o IP do usuário no TOR, tornando-se impossível determinar quem é o usuário na vida real. Além do mais, este recurso Darknet utiliza os chamados "pseudo domínios", que frustram todos os esforços para pegar informações pessoais do proprietário do recurso. Nesse contexto, recentemente, um grupo de cybercriminosos começou ativamente utilizar o Tor para receber infra-estrutura maliciosa.


    Análise de Recursos da Rede Tor

    Os especialistas da Kaspersky Lab descobriram a utilização do trojan ZeuS nesses esquemas criminosos, então eles detectaram Chewbacca e, finalmente, puderam analisar o primeiro Tor Trojan para o sistema Android. Portanto, fazendo uma panorâmica em relação aos recursos da rede Tor, podem ser revelados muitos recursos dedicados a malware - servidores C & C, painéis de administração, dentre outros elementos de natureza nefasta.


    Saiba Mais:

    [1] http://www.kaspersky.com/about/news/...e-on-TOR-daily

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L