Existe uma nova classe de produtos, que apresenta a promessa de mudar o mercado de soluções de inteligência e de análise. De acordo com declarações de Enrique Falconi, responsável pelas soluções de BI no SAS, em entrevista exclusiva ao Portal Convergência Digital, "as novas ferramentas de BI tentam eliminar o gargalo das antigas, que demandavam projetos de médio prazo. Esses projetos eram dispensdiosos, complexos e envolviam diversos departamentos da empresa, além de deixar a área usuária dependente da área de TI", explicou Falconi.
De acordo com ele, as novas soluções são mais diretas, deixando as áreas usuárias menos dependentes da área de TI, pois foram criadas para usuário final, e são apresentam um nível de complexidade bem menor. Isso diminui o tempo de implantação para cerca de três meses. Elas fazem parte de uma tendência de soluções self-service, que permitem aos usuários criar análises e relatórios para compreensão gráfica de dados.
Na opinião de Falconi, que atua no mercado de soluções de inteligência e análise desde o ano de 1998, o mercado evoluiu bastante. Ele disse que as soluções de BI convencionais, não têm capacidade de extrair valor das soluções de Big Data, sendo estas também um novo fenômeno de mercado, que abre portas para investimentos e implementação de inovações. Esta nova geração de soluções cumpre esta missão, até mesmo conectada a um ambiente estruturado de data warehouse, como de Hadoop. A principal complexidade para se analisar o Big Data, deve-se ao fato de que as soluções de Business Intelligence (BI) podem requisitar dados estruturados. Porém, isso dificilmente acontece no Big Data.
Saiba Mais:
[1] Convergência Digital http://convergenciadigital.uol.com.b...7#.U3hDUPldWjE