• Crypto-ransomware: Sinônimo de Lucratividade

    Crypto-ransomware. Essa praga está, rapidamente, virando a ferramenta favorita para os criminosos virtuais, com a intenção de extorquir dinheiro dos usuários de computador. Após o sucesso incrível do CryptoLocker, outras variantes começaram a aparecer, tendo como alvo usuários de computador e do popular sistema Android. Nesse contexto de ameaças, algumas vítimas como o departamento de polícia de Durham, em New Hampshire, de forma explícita e inequívoca afirmaram que não vão pagar o resgate exigido pelos cybercriminosos que manipulam o ransomware, apesar de um número considerável de seus computadores terem sido afetados pela variante Cryptowall.


    Eles decidiram confiar em seus backups para restaurar todos os arquivos que foram criptografados pelo malware. Entretanto, outros estão pagando - e o pay-off para os criminosos é considerável. Em face desses acontecimentos, o executivo Ronnie Tokazowski da Phish Me, fez algumas pesquisas e alguns cálculos e chegou à conclusão de que os atacantes por trás do Cryptowall, ganharam aproximadamente $62.000 até agora, apenas através de uma campanha de spam específico.

    Ao analisar o malware que é entregue através de phishing e-mails contendo um link malicioso do Dropbox e os links TOR "pessoais", as vítimas são obrigadas a visitá-los para receber instruções sobre como salvar seus arquivos, e assim, ele calculou o número de hosts potencialmente infectados: 348.610.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2781
    Comentários 3 Comentários
    1. Avatar de 1929
      1929 -
      Caraca Camila, sequestro virtual... onde vamos parar...
    1. Avatar de lemke
      lemke -
      1929,

      Desde que as práticas de ransomware ganharam força, eles tem aperfeiçoado os métodos de investida.

      O combate ao cybercrime precisa ser cada vez mais inteligente, agressivo e incessante.

      Sds,
    1. Avatar de MarcusMaciel
      MarcusMaciel -
      É, a evolução no mundo virtual esta fazendo com que os crimes mudem seu foco para onde é em teoria mais fácil e menos perigoso (para os bandidos é claro)
    + Enviar Comentário