• Add Location do Facebook na Mira de Grandes Empresas

    O Facebook acaba de anunciar que irá adicionar o serviço de localização, conhecido como Ad Location, para que seus usuários possam compartilhar suas localizações em status atualizados. Esse parece ser um claro movimento desta rede social, para expandir seus domínios do mundo virtual para o mundo real. Esse serviço já poderá estar disponível até o final deste mês de maio. Essa mais nova funcionalidade, permitirá que seus mais de 400 milhões de usuários possam compartilhar de forma automática não somente a sua localização, mas também o que estariam fazendo no momento de cada atualização dessas informações.

    E o mercado está muito interessado nesta futura nova funcionalidade do Facebook, que pretendem investir pesado neste rede social no que eles chamam de comercialização segmentada, onde eles atendem diversas áreas diferentes com produtos e serviços distintos. Para se ter uma idéia de todo esse interesse comercial, a própria cadeia de fast-food McDonalds já afirmou que permitirá que os usuários do Facebook possam informar suas localizações dentro da cada um dos restaurantes de sua cadeia, ou atualizarem seus status diretamente da rede de computadores que já se tornou lugar-comum dentro dessa franquia.

    Por sinal, pessoas familiarizadas com esse projeto do Facebook, acreditam que o McDonalds seria um dos primeiros comerciantes a utilizar essa plataforma, e que a própria rede estaria fazendo parte do lançamento deste serviço voltado para seus consumidores.

    Um executivo familiarizado com os planos do Facebook, informou que o MacDonalds será um dos muitos estabelecimentos comerciais onde será instalada um sistema para uso da plataforma Facebook pelos consumidores. Como dito acima, a própria rede já é conhecida por disponibilizar computadores conectados a Internet para uso de seus consumidores dentro do estabelecimento. Adicionar um sistema extra que permita os usuários atualizarem suas localizações dentro de cada unidade de seus restaurantes será uma reinvenção de seus serviços digitais.

    Mas é claro que a implementação de um sistema dessa magnitude não poderia estar distante do quesito Segurança. O próprio Facebook já está passando por muitos (e constantes) problemas. Em uma matéria aqui mesmo no Under-Linux apresentamos alguns dos muitos problemas que tem assolado essa gigantesca rede social.

    Empresas com a Pepsi, Starbucks, bravo e MTV já experimentaram o novo sistema de localização para essa rede social, mas os comerciantes, tem reclamado dos mesmos serviços já disponíveis em redes como a Foursquare, Loopt, Gowalla e MyTown, alegando falta de escalabilidade desses serviços de geo-localização. Elas literalmente "não agüentariam o tranco"

    De acordo com Mike Lazerow, CEO da Buddy Media, afirmou que o Facebook é uma enorme rede social que não pare de crescer, e a cada dia, mais de um milhão de novos registros de usuários são realizados via Internet. E pelo seu tamanho, o mercado a vê como a única empresa que poderá suportar esse serviço para uso pelas grandes companhias em todo o mundo.

    Essa nova funcionalidade do Facebook poderá fazer com que esse procedimento de localização seja tão rápido e natural como as atualizações de status que seus usuários efetuam com intensa freqüência todos os dias nessa rede social. Uma rede social de grande porte como essa está realmente preparada para suportar o fluxo de marketing de centenas de grandes empresas espalhadas por todo o mundo.


    Notícias relacionadas:

    - Os Problemas do Facebook

    Links de Interesse:

    - Facebook to Add Location This Month, Integrate Brands Later