• Selfmite: Tipo Raro de Malware para Android Propagado via SMS

    Uma espécie bastante rara de malware para usuários do sistema Android, que se propaga a outros utilizadores através de links de SMS foi descoberto por um grupo de profissionais de segurança da AdaptiveMobile. Quando instalado nos dispositivos, o malware, denominado Selfmite, envia uma mensagem de texto para 20 contatos na lista de endereços do proprietário do dispositivo.




    A maioria dos programas de malware para Android, são aplicações de trojan, sem mecanismos de auto-propagação, que são distribuídos em lojas de aplicações não oficiais. Os "malwares" de SMS Android são raros, mas esse em questão, chamado de "Selfmite", é a segunda ameaça descoberta nos últimos dois meses. Isso sugere que sua disseminação pode crescer ainda mais.


    Método de Propagação de Selfmite

    A mensagem de texto enviada pelo Selfmite, contém o nome do contato e diz: "Caro Fulano, olha o Self-time", seguido por um endereço "goo.gl" encurtado. Nesse contexto, o malware tem a intenção de convencer os utilizadores a fazer download de um arquivo chamado "mobogenie_122141003.apk" através do navegador em utilização. Vale lembrar que a Mobogenie é uma aplicação legítima, que permite aos utilizadores sincronizarem os seus dispositivos Android com seus computadores, e assim, fazer o download de aplicações a partir de uma loja alternativa.


    Saiba Mais:

    [1] Adaptive Mobile http://www.adaptivemobile.com/blog/selfmite-worm

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L