• EMOTET: Novo Malware Bancário em Atividade para Realizar Roubo de Dados

    Com as práticas de Internet Banking se tornando uma rotina para a maioria dos usuários, não é nenhuma surpresa para os profissionais que atuam na área de segurança descobrirem que mais espécies de malware bancário venham entrando, fortemente, no cenário de ameaças. Na verdade, o ano de 2013 foi o cenário para quase um milhão de novos malwares bancários e suas variantes- registrando o dobro do volume que havia sido detectado e identificado no ano anterior.



    O aumento de malware bancário continuou neste ano de 2014, e ao que tudo indica, vem ganhando impulso a cada dia que passa. Tudo isso vem acompanhado do surgimento de novos tipos de pragas, e até mesmo de novas técnicas que são incorporadas pelos seus ardilosos desenvolvedores. Além disso, os pesquisadores da Trend Micro agora depararam com um novo malware banking, detectado e identificado como EMOTET. O que torna este malware altamente notável, é que ele utiliza sniffing de rede para roubar as informações que lhe convem.

    Além de tudo, variantes do EMOTET chegam através de mensagens de spam. Essas mensagens, frequentemente, lidam com transferências bancárias e remessas de notas fiscais. Dessa forma, os usuários que receberem esses e-mails, podem ser persuadidos a clicar nos links que são fornecidos, considerando que os e-mails se referem a transações financeiras.

    Portanto, como EMOTET chega através de mensagens de spam, os usuários são aconselhados a não clicar em links ou baixar arquivos que não são verificados quanto à sua natureza. Para questões relacionadas com as finanças, o melhor e mais sensato a fazer é entrar em contato com a instituição financeira ou bancária envolvida na situação, com a intenção de confirmar a mensagem recebida, antes de continuar com qualquer procedimento.


    Saiba Mais:

    [1] Blog Trend Micro - Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...or-data-theft/