• DOWNAD: Prevalência do Malware no Ataque às Pequenas e Médias Empresas

    DOWNAD, que também é muito conhecido como Conficker, continua a ser um dos "top 3" de malware que afeta pequenas e médias empresas em todo o mundo. Isto é atribuído ao fato de que um alto número de empresas ainda está utilizando o Windows XP, sistema este bastante suscetível a tal ameaça. O malware em questão, pode infectar toda uma rede através de um URL malicioso, práticas de spam via e-mail e unidades removíveis.


    Ele é conhecido por explorar a vulnerabilidade MS08-service do servidor 067, a fim de executar códigos arbitrários. Além disso, DOWNAD tem o seu próprio algoritmo de geração de domínio, que permite criar URLs geradas aleatoriamente. Em seguida, ele se conecta a essas URLs criadas para a realização de download de arquivos no sistema.

    Durante o monitoramento da paisagem de spam feito pelos pesquisadores da Trend Micro, observou-se que no 2 º trimestre, mais de 40% dos malwares relacionados a e-mails de spam, são entregues por máquinas infectadas pelo worm DOWNAD. Além disso, campanhas de spam oferecendo payloads FAREIT, Mytob e LOvGate em anexos de e-mail são atribuídos às atividades de máquinas infectadas pelo malware. Para quem não conhece, FAREIT é uma família de malware "data stolen", que faz o download do ZBot. Por outro lado, Mytob é uma antiga família de worms, que são conhecidos devido ao envio de uma cópia de si mesmo em anexos de spam.


    Saiba Mais:

    [1] Trend Micro Blog - Security Intelligence http://blog.trendmicro.com/trendlabs...ce-in-q2-2014/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L