• Cybercriminosos Usam Variante do Malware "Gyges" em Práticas de Ransomware

    Era só uma questão de tempo até que os criminosos cibernéticos tivessem em suas mãos uma amostra de malware que, ao que tudo indica, teria sido desenvolvida pelo governo e assim, eles conseguiram reaproveitá-la para as suas próprias necessidades criminais. Nesse contexto, os pesquisadores da Sentinela Labs rebuscaram e conseguiram analisar uma variante do malware que eles chamaram de "Gyges", e que acreditam ter sido usado anteriormente como um "portador" para ataques patrocinados pelo Estado, que visam um processo de exfiltração de dados governamentais.


    Nas mãos dos cibercriminosos, esta praga é usada para favorecer práticas de ransomware, disseminação de rootkits e trojans bancários. Quando se trata de "Gyges", é possível dizer que ele é extremamente sofisticado. O malware usa técnicas de injeção menos conhecidas, e é altamente avançado nos processos anti-depuração e anti-engenharia reversa. "Curiosamente, o código malicioso usado para todas essas técnicas de evasão é significativamente mais sofisticado do que o executável", apontaram os pesquisadores, acrescentando que isso os fez pesquisar de uma forma mais aprofundada e, eventualmente, descobrir vestígios do governo dentro do código.

    O malware em questão, espera pela inatividade do usuário para começar a fazer o seu trabalho. Destina-se ao Microsoft Windows nas versões 7 e 8, é embalado com Yoda Protector fortemente modificado, que fornece criptografia polimórfica e anti-depuração para esconder comportamento malicioso, e além disso, compartilha o mesmo motor de criptografia como o malware de espionagem russo, que foi mencionado anteriormente.


    Saiba Mais:

    [1] Hack Surfer http://www.hacksurfer.com/posts/atta...-malware-gyges