• Android Simplocker: Ransomware Atinge Usuários Ingleses

    Simplocker, o primeiro ransomware Android que realmente criptografa arquivos localizados no dispositivo, começou a ser direcionado aos usuários de língua inglesa, de acordo com informações dos pesquisadores da ESET. A versão inicial do malware, foi desenvolvida para assustar os usuários russos e ucranianos, envolvendo 260 hryvnias ucranianos (cerca de 21 dólares), bloqueando o dispositivo infectado e afirmando que ele foi bloqueado "devido a visualização e distribuição de pornografia infantil, zoofilia e outras perversões."


    Esta última versão do ransomware, apresenta uma mensagem semelhante (fake) que ostenta o logotipo do FBI, repetindo as afirmações acima mencionadas, e pede aos usuários que paguem uma multa no valor de US $ 300 (via MoneyPak Voucher), a fim de obter o seu dispositivo desbloqueado e seus arquivos decriptografados. "De uma perspectiva técnica, a funcionalidade de encriptação de arquivos permanece praticamente inalterada, além de utilizar uma chave de criptografia diferente.

    Mas esta variante recente do Simplocker contém dois truques adicionais, para causar maior transtorno na vida de suas potenciais vítimas", observa o pesquisador Robert Lipovsky.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2817

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L