• Turla/Snake/Uroburos: Campanha de Cyber-espionagem Atinge Europa, EUA e Oriente Médio

    Turla, a praga que também é conhecida como Snake ou Uroburos, é uma das mais sofisticadas campanhas de cyber-espionagem em andamento nos últimos tempos. Quando a primeira pesquisa sobre Turla foi publicada, veio a tona uma enorme interrogação: como foi que as vítimas se infectaram pela praga? De acordo com a mais recente pesquisa da Kaspersky Lab nesta operação, foi revelado que "Epic" é o estágio inicial do mecanismo de infecção das vítimas do Turla. O projeto "Epic" tem sido usado pelo menos desde 2012, com o maior volume de atividades observadas entre janeiro e fevereiro de 2014.



    Recentemente, a Kaspersky Lab detectou este ataque contra um de seus usuários no dia 5 de agosto de 2014. Os ataques estão ainda em curso, visando ativamente os usuários da Europa e do Oriente Médio. Além disso, alvos de "Epic" pertencem às seguintes categorias, que englobam entidades governamentais (Ministério do Interior, Ministério do Comércio e do Comércio, Ministério dos Negócios Estrangeiros / Relações Exteriores, as agências de inteligência), embaixadas, militares, organizações de investigação, instituições de ensino e empresas farmacêuticas.

    Além disso, os pesquisadores observaram vítimas em outras regiões, inclusive nos EUA. No total, os especialistas da Kaspersky Lab contabilizaram várias centenas de IPs de vítimas, distribuídos em mais de 45 países, com a França no topo da lista.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2832

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L