• iOS: Dispositivos são Alvo de Malware e Práticas de "Hijacking ad Revenue"

    AdThief (ou Spad) é o nome de um malware para iOS, que foi descoberto recentemente e que conseguiu infectar cerca de 75.000 dispositivos com jailbreak e roubar uma receita de cerca de 22 milhões, em um período que durou pouco mais de quatro meses. Quando comparado com o malware visando o sistema operacional móvel Android, o malware para iOS é extremamente raro, e é compreensível que novas instâncias sempre gerem muito interesse em âmbitos que tratam de soluções anti-vírus.


    Descoberto pelo pesquisador Claud Xiao em março deste ano de 2014, a primeira aparição de AdThief aconteceu por volta do dia 10 de dezembro de 2013. Como o pesquisador não compartilhou muitos detalhes sobre sua descoberta, a analista AV móvel sênior da Fortinet, Axelle Apvrille, decidiu descobrir por si mesma e averiguar, minuciosamente, sobre o malware. A primeira coisa que ela fez questão de salientar, foi que o malware só funciona em dispositivos iOS com jailbreak.

    Nesse contexto, ele implementa e aproveita o Cydia Substrate, uma plataforma projetada para modificar os processos existentes, para conectar as funções de propaganda e fazer uma mudança simples: o ID de um desenvolvedor ou afilliate é alterado para o do atacante.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2838

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L