• e-Ping: Máquina Governamental Reforça Utilização do Padrão XBRL

    A Comunidade Áreas de Integração da Arquitetura e-Ping, que é composta por mais de 2.500 membros, traçou metas importantes para que estas sejam executadas até o ano de 2015. Essas metas para a arquitetura de governo eletrônico, estipulam importantes metodologias, diretrizes, políticas e padrões, todos voltados para a integração de dados e processos, intercâmbio de dados contábil-financeiros e geoespaciais, além de questões de interoperabilidade das plataformas de e-serviços e interligação de Estados e municípios.



    Business Process Management e Assessoria Especial para Modernização de Gestão

    Nesse contexto, há destaque para a aproximação do grupo de trabalho sobre BPM (Business Process Management) da e-Ping com a Assessoria Especial para Modernização de Gestão, do Ministério do Planejamento, a qual recentemente realizou a contratação de diversas empresas para modelagem de processos. Essa modelagem poderá, através de adesão, ser implementada por vários órgãos públicos, além de promover a expansão do uso dos padrões BPM a partir de uma notação comum para integração dos macroprocessos governamentais.


    Adoção do Padrão XBRL (eXtensible Business Reporting Language)

    Na sequência, houve um acerto também sobre a adoção do padrão aberto XBRL (eXtensible Business Reporting Language) no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que funcionará como piloto de utilização dessa linguagem. Isso, certamente, possibilitará bastante que o governo construa uma base forte, com dados contábeis e fiscais padronizados e de todos os entes da Federação.


    Atualização de Informações

    A analista do Serpro e integrante da comunidade, Maria Isabela Pimenta, deu ênfase também a prioridade dada ao MGD (Modelo Global de Dados), composto de metodologia, padrões de notação e modelo de governança. Ela disse que essa prioridade é extremamente necessária, no sentido de atualizar as informações e o conteúdo do site, que é o grande referencial para a utilização do padrão de interoperabilidade.


    Expansão do Conhecimento e Oportunidade Participativa

    A Comunidade de Integração é um espaço aberto à participação de todos, e onde são publicados todos registros sobre iniciativas em curso, estudos e análises que promovam o debate e a geração de conhecimento, seja ele de natureza teórica ou prática, além de abordagem aprofundada sobre padrões de integração de processos, serviços ligados à Web, informações estatísticas, contábil-financeiras, jurídico-legislativas, geoespaciais, informações de planos estratégicos e desempenho, além da publicação de dados abertos.

    O impacto e o alcance dos canais de comunicação desenvolvidos pela comunidade são extensos. De acordo com Maria Isabela Pimenta, isso compreende 24 países que são os latino-americanos Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Peru e Argentina, os norte-americanos Estados Unidos, México e Canadá, os europeus Alemanha, Portugal, França, Reino Unido, Suíça, Espanha, além dos africanos Zimbábue e Cabo Verde, os asiáticos Tailândia e Filipinas e a eurasiática Rússia.


    Debate Sobre Governança Corporativa em Brasília

    Os avanços da tecnologia da informação e comunicação, sobretudo com a massificação das redes sociais, têm expandido de forma benéfica a participação da sociedade nos rumos e decisões do governo em relação aos seus programas e projetos. Neste contexto, a Arquitetura e-Ping de Interoperabilidade, instituída pelo governo federal, intensifica essa participação e realizará o I Fórum de Governança Corporativa.

    De acordo com Marcus Vinícius da Costa, analista do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), trata-se de um evento em que palavras-chave como sociedade, integração, sinergia e ganhos em escala estarão presentes do início ao fim e constituirão a tônica para o debate referente à governança corporativa. Marcus também é coordenador do segmento "Áreas de Integração para e-Gov", um dos cinco da Arquitetura e-Ping de Interoperabilidade.


    Sobre o Evento

    O evento sobre Governança Corporativa acontecerá no próximo dia 28 de agosto, a partir das 09:00 horas, no auditório da Sede do Serpro - SGAN Quadra 601 Módulo "V", Brasília/DF. A programação inclui debates e palestras com a presença de figuras importantes como o secretário adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), Fernando Braga; o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Governança Pública, José Geraldo Loureiro Rodrigues; o presidente do Capítulo Dama Brasil (Data Management Association), Rossano Tavares; e o secretário de fiscalização de TI do Tribunal de Contas da União, Daniel Jezini.


    Saiba Mais:

    [1] SERPRO https://www.serpro.gov.br/noticias/g...rchterm=e-ping

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L