• E-banking: Maior Proteção com Plataforma "Ezio Armored Application"

    No último dia 26 de setembro, sexta-feira, uma nova solução para segurança bancária foi lançada ao público pela Gemalto. A solução é o "Ezio Armored Application", que permite a rápida implementação de aplicativos de e-Banking seguros em qualquer computador. Com as funcionalidades de "Ezio Armored Application", é possível proteger o banco online e os usuários contra a mais recente geração de ataques cibernéticos mal-intencionados e com características fraudulentas. Além disso, a solução é eficiente, pois reduz em até três vezes o tempo dos processos de validação em aplicativos Web e atenua assim, de maneira significativa, as exigências sobre os recursos de TI de um banco.



    Proteção Contra Keylogging e Captura de Tela

    O "Ezio Armored Application" consiste em um browser protegido, dentro de uma sessão dedicada na área de trabalho. Ele é um sistema que estabelece uma conexão segura ao website de e-Banking para proteger a sessão contra keylogging, que como todo mundo sabe, é o registro das teclas pressionadas, e protege também contra capturas de tela. O mecanismo dificulta enormemente a realização de ataques de interceptação de dados do tipo Man-in-the Browser ou Man-in-the-Middle. Além disso, ele suporta uma análise aprofundada dos ambientes do usuário final em relação à segurança, o que permite uma avaliação abrangente das ameaças e, se necessário, a coleta de dados para um parecer mais detalhado.

    Além da eficácia operacional aumentada e da proteção mais robusta contra ataques, a mais recente solução de e-Banking da Gemalto também estimula a adoção em massa pelos usuários finais. Para os clientes, a instalação do "Ezio Armored Application" consiste em um simples clique no link de download do aplicativo. Em seguida, o acesso ao portal de e-Banking dos bancos reflete com exatidão a experiência em um navegador web tradicional. E pelo fato de facilitar a introdução de aplicativos para PC acessíveis ao usuário, o "Ezio Armored Application" contribui positivamente para a imagem da marca e para a identidade do banco em questão, auxiliando para preservar a reputação institucional.


    Considerações Executivas

    De acordo com as considerações feitas por afirma Hakan Nordfjell, vice-presidente sênior de e-Banking e e-Commerce da Gemalto, esta solução simples veio de uma enorme experiência de trabalho com os clientes da área bancária do mundo inteiro; dessa forma, foi possível adaptar constantemente, as soluções da empresa aos sistemas legados do cliente, atendendo aos requisitos específicos de cada país e combatendo as ameaças cada vez maiores que eles precisam enfrentar.


    Atendendo às Necessidades dos Clientes

    Além disso, é feito um desenvolvimento em relação à gama completa de soluções da Gemalto, que combina software e dispositivos seguros com a finalidade de fornecer aos bancos ferramentas otimizadas de gerenciamento de riscos. Esta nova adição ao amplo portfólio de e-Banking da Gemalto, permite adaptar esta solução às necessidades específicas de cada cliente.


    Desenvolvimento Econômico, Advento da Internet e Facilidade no Acesso às Contas Bancárias

    As atividades econômicas fazem parte do quotidiano das pessoas, praticamente desde sempre. Com a circulação e com a presença de vários tipos de moedas distintas nas sociedades e a par de um crescimento do uso da moeda, surgiram as instituições bancárias. De conhecimento de uma grande parte das pessoas, o setor bancário é um setor de grande dimensão e que existe há muito tempo, sendo um dos principais colaboradores econômicos para o crescimento e desenvolvimento de uma nação.


    Competitividade e Sofisticação Relacionada aos Serviços Financeiros

    Os serviços financeiros são hoje, uma atividade extremamente competitiva, bastante exigente e sofisticada, e o mercado é um reflexo absoluto deste contexto setorial mais abrangente. Neste novo milênio, o advento da Internet teve um impacto significativo no serviço bancário, que é tradicionalmente oferecido pelas agências bancárias para os clientes. Com a ajuda da Internet, os clientes podem ter acesso aos seus serviços bancários a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que o acesso à Internet esteja disponível. Este tipo de serviço, que oferece comididade e requer, cada vez mais, a utilização de mecanismos de proteção e segurança de informações, trata-se do On-line Banking, Internet Banking ou Electronic Banking (EB).

    Vale ressaltar que este conceito encontra-se em crescimento explosivo em muitos países, transformando, de forma radical, as práticas bancárias tradicionais. Portanto, ao oferecer serviços bancários via Internet, as instituições financeiras tradicionais pretendem baixar os custos operacionais, melhorar os serviços bancários, reter consumidores e expandir a quota de clientes. Este projeto de investigação tem por objetivo principal analisar, avaliar e caracterizar as soluções tecnológicas do E-Banking em várias partes do mundo.


    Saiba Mais:

    [1] CyberSecurity http://www.cibersecurity.com.br/gema...-de-e-banking/