• AirHopper: Malware Desenvolvido por Pesquisadores de Israel usa Sinais de Rádio para Roubar Dados de Computadores Isolados

    Um malware de prova-de-conceito desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Ben Gurion, em Tel Aviv, Israel mostra que um invasor pode transmitir informações sensíveis a partir de computadores isolados para telefones celulares próximos, usando sinais de rádio. Numerosas organizações têm recorrido ao que é conhecido como "air gapping", para proteger suas informações mais sensíveis. Este método de segurança pode ser eficiente, porque os dispositivos protegidos são isolados a partir da Internet, o que os torna difíceis de serem comprometidos. Conseguir uma amostra de malware em computadores isolados pode ser feito de várias maneiras, inclusive com unidades removíveis, como no caso do Stuxnet; é possível ainda terceirizar componentes de software ou hardware.


    No entanto, a parte mais difícil é conseguir essa amostra de malware para transmitir dados sensíveis, remotamente, a partir do computador infectado. Dessa forma, os investigadores demonstraram que um processo de exfiltração de dados a partir de um dispositivo isolado é, de fato, possível, ocorrendo através de sinais de rádio capturados por um dispositivo móvel. O malware proof-of-concept que os pesquisadores israelenses criaram, apelidado de "AirHopper", usa a placa gráfica do computador infectado para emitir sinais eletromagnéticos a um telefone celular nas proximidades, que é especificamente criado para capturar os dados.


    Saiba Mais:

    [1] Security Week http://www.securityweek.com/airhoppe...ated-computers

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de diegao15
      diegao15 -
      Maleta francesa?
    1. Avatar de lemke
      lemke -
      Citação Postado originalmente por diegao15 Ver Post
      Maleta francesa?
      Analisando de forma racional, existe alguma similaridade com o termo...

      Isso porque o caso de "mala francesa" mais explícito e onde essa expressão tem forte adequação, é o do envolvimento do delegado licenciado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz.

      Sds,
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L