• Avaliação de Estratégias de Segurança Cibernética Nacional

    A ENISA disponibilizou o "Evaluation Framework on National Cyber Security Strategies" (NCSS), dirigido a especialistas em políticas públicas e funcionários do governo que tem a intenção de projetar, implementar e avaliar uma política NCSS. Este trabalho está fortemente alinhado com a estratégia de segurança cibernética implementada pela União Européia (UE CSS), e tem como objetivo ajudar os Estados membros no desenvolvimento de capacidades na área da NCSS. Nesse contexto, a estrutura desenvolvida trata-se de uma abordagem flexível e pragmática com base nas boas práticas compartilhadas pelos principais especialistas em NCSS, desenvolvidas a partir de dezoito EU National Cyber Security Strategies e oito estratégias de terceiros.


    Ele pode ser facilmente ajustado às necessidades dos diferentes Estados-Membros, dependendo do nível de maturidade alcançado no ciclo de vida de um NCSS. Além disso, o framework propõe uma abordagem bastante sábia e introduz um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs) práticos. Ele também emite recomendações que permitam a execução adequada do framework.

    Vale lembrar que este relatório baseia-se em trabalhos anteriores da ENISA em NCSS. Em 2012, a ENISA introduziu um guia de boas práticas sobre como implementar um NCSS na sequência de um ciclo de vida bem definido. O guia inclui uma análise sobre como envolver o setor privado no processo em questão e como alinhar a política vigente; há tratamento também dos objetivos operacionais e regulatórios, e como desenvolver capacidades em matéria de segurança cibernética.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=17694

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L