• Top 5 Ataques de Malware: Snake, BlackPoS, Gyges, DragonFly e Zberp

    A CyActive identificou o "Top 5" de malware que alavancou o maior ROI por dólar para a classe cybercriminosa, com o mínimo de esforço possível - conseguido através da reciclagem de código e usando os mesmos métodos de ataques de malware anteriores, para mais uma vez, causar transtornos e danos a seus alvos. Ao todo, havia 35 componentes reutilizados nos cinco principais ataques de malware:

    1. Snake - malware mais avançado do grupo, ativa desde o ano de 2005, e inclui 12 componentes reutilizados.

    2. BlackPoS - US$ 200 milhões + dano, com disponibilidade online para compra por menos de US$ 1800, com oito componentes reciclados

    3. Gyges - uma espécie de malware rogue, com reutilização de ferramentas cyber-furtivos em práticas cybercriminosas envolvendo a área governamental, trazendo oito componentes reciclados.

    4. Dragonfly - Suas operações passaram imperceptíveis por três anos, com foco em espionagem cibernética, trazendo seis componentes reutilizados.

    5. ZBerp - Atingiu cerca de 450 instituições financeiras em todo o mundo, com quatro componentes reciclados.


    Enquanto rankings típicos que registram as mais graves violações de segurança se concentram sobre as consequências financeiras dos hacks mais infames e as manchetes geradas por eles, o presente relatório centra-se no grau em que poderiam ter sido evitadas essas violações, e a facilidade com que o malware reciclado é utilizado para alcançar o máximo impacto. A análise também revela uma assimetria no investimento, em que o custo e o esforço dos criminosos no desencadear dos ataques continua a cair, enquanto os investimentos financeiros e de recursos humanos para detectar e prevenir ataques vem aumentando drasticamente.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2932