• Oracle Corporation Reforça Portfólio com Melhorias para Plataforma GoldenGate 12c

    Sendo uma ocorrência bastante perceptível, os volumes de dados estão crescendo a taxas sem precedentes, tornando mais complexo para as organizações a utilização, de forma eficaz, dessas informações para tomar decisões estratégicas de negócios e levar uma vantagem competitiva. Para agregar mais valor a partir de seus dados e tirar proveito das tendências tecnológicas emergentes, como a computação em nuvem e big data, as empresas devem ter a capacidade de mover dados entre ambientes de TI altamente diversificados e utilizar firewalls com latência muito baixa. Com a plataforma Oracle GoldenGate 12c, os clientes podem implementar integração de dados em tempo real e replicação de dados transacional no local e em ambientes de nuvem, através de um conjunto mais amplo de plataformas heterogêneas, conseguindo um tempo mais rápido de valor e um maior retorno de seus ativos de dados.



    Suporte para Ambientes de Nuvem Híbrida e Alavancagem de Recursos

    Reforçando a sua liderança na área de integração de dados e também nos processos de replicação, a Oracle anunciou uma versão aprimorada do Oracle GoldenGate 12c, que conta com suporte expandido para bancos de dados heterogêneos e soluções de Big Data, melhorando o gerenciamento e o suporte para ambientes de nuvem híbrida. Oracle GoldenGate 12c fornece em modo best-of-breed, integração de dados em tempo real e replicação de banco de dados heterogêneos como já foi supra mencionado. Os novos recursos incluem deste sistema, incluem um utilitário de migração para o Oracle Streams, que se traduz em novo utilitário de migração, Streams2OGG que ajuda os clientes do Oracle Streams a mover-se para Oracle GoldenGate. Dessa forma, é possível alavancar seus recursos mais recentes, como a captura integrada e processos de entrega e gerenciamento avançado de conflito.


    Suporte para IBM Informix

    Oracle GoldenGate 12c agora suporta captura de dados em tempo real, para as versões mais recentes do banco de dados Informix. Este suporte está voltado para todas as principais plataformas. O suporte também foi estendido para Oracle GoldenGate Veridata para que os clientes IBM Informix possam integrar e replicar grandes volumes de dados em tempo real, em todos os seus ambientes de negócios heterogêneos.


    Suporte Estendido para Microsoft SQL Server e MySQL

    A nova versão do GoldenGate, adiciona suporte em tempo real e captura baseada em log para o Microsoft SQL Server 2012 e 2014, bem como bancos de dados MySQL Community Edition.


    Socks5 Compliance

    Oracle GoldenGate 12c agora aproveita o cenário de SOCKS compliance dos clientes para realização de transferência de dados, permitindo a esses clientes a replicação entre ambientes de nuvem e on-premises, sem uma conexão VPN extra (aberta).


    Suporte para Big Data

    Além de tudo, Oracle GoldenGate Adapter Oracle para Java permite a integração com o Oracle NoSQL, Apache Hadoop, Apache HDFS, Apache HBase, Apache Storm, Apache Flume, Apache Kafka e outros, permitindo ainda que, em tempo real, os dados não-invasivos de streaming em metas de dados grande possam oferecer aos clientes novos insights sobre negócios e possam também melhorar a experiência do cliente.


    Out-of-sync Data Repair

    Além de fazer uma comparação entre bancos de dados heterogêneos e relatar todas discrepâncias de dados sem que haja interrupção nas operações de negócios, Oracle GoldenGate Veridata 12c agora presta serviços de reparação de dados e disponibiliza capacidades de revalidação de dados em modo "out-of-sync".


    Captura de Dados a Partir do Oracle Active Data Guard

    Os clientes do Oracle Active Data Guard que pretendem remover qualquer impacto de replicação em seu ambiente de produção, podem muito bem utilizar as funcionalidades do Oracle GoldenGate 12c em seus sistemas de reserva, para capturar dados em tempo real.


    Atualizações de Aplicativos de Forma Simplificada

    Além de tantas coisas que já foram mencionadas sobre a mais recente versão do GoldenGate 12c, a nova versão simplifica o processo de atualização para os clientes, aproveitando o recurso de redefinição baseada em uma edição do Oracle Database, coordenando todas as atualizações que estiverem disponíveis e trazendo o banco de dados de destino para a mesma versão em que se baseia a edição.


    Melhorias no Gerenciamento e no Monitoramento

    Os clientes que utilizam a nova versão do GoldenGate, também tem a total capacidade de iniciar e parar os processos, arquivos de parâmetros de edição, coletar informações sobre as operações e diagnosticar problemas facilmente com Oracle Enterprise Manager Plug-In 12.1.3, parte do Oracle Management Pack para Oracle GoldenGate 12c. Vale ressaltar que o Oracle GoldenGate é parte integrante do portfólio Oracle Data Integration (líder da indústria), que inclui análises e interação em tempo real e movimento de dados em massa, as transformações, a governança de dados, virtualização de dados e qualidade de dados.


    Cloud Computing, Big Data e Business Intelligence

    Ele também permite que as organizações possam, facilmente, manter o ritmo com as novas tendências de tecnologia orientada a dados, tais como computação em nuvem, grandes análises de dados (Big Data), inteligência de negócios em tempo real e disponibilidade contínua de dados. Além do mais, Oracle Data Integration também ganhou reconhecimento notável da indústria, com o Gartner, Inc. nomeando a Oracle Corporation como líder em seu "Magic Quadrant for Data Integration Tools and Database Trends and Applications".

    Isso foi possível devido ao Oracle GoldenGate 12c, nomeado como a plataforma vencedora na categoria "Best Data Replication Solution" do seu 2014 2014 Reader's Choice Awards. Lembrando que Oracle Data Integration é parte do Oracle Fusion Middleware, a principal plataforma de inovação de negócios para a empresa e para a nuvem.


    Considerações Executivas

    De acordo com Jeff Pollock, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Oracle, a integração de dados em tempo real é uma tecnologia capacitadora fundamental para todas as organizações que desejam obter maior rapidez em relação ao valor de seus dados e sistemas, implantados em diversos ambientes de nuvem híbrida. Portanto, ao ampliar continuamente o suporte do Oracle GoldenGate para bancos de dados non-Oracle, o aprofundamento da integração com tecnologias da gigante dos bancos de dados, além de racionalizar as capacidades de integração em nuvem, ajuda os clientes com a facilidade e praticidade, que pode, forma rentável, alcançar o acesso contínuo aos dados. E tudo isso em tempo hábil.

    Conforme declarações de Yuji Takahashi, group manager, EC Database Administration Group, Rakuten Ichiba Development Department da Rakuten, Inc, a companhia congratula-se com o lançamento do novo Oracle GoldenGate. O acréscimo de soluções inovadoras para a família de produtos Oracle GoldenGate vem para ampliar o suporte à sincronização de dados heterogêneos. O executivo disse que a empresa tem usado soluções Oracle GoldenGate com banco de dados Oracle Exadata Machine, e todos esperam, fortemente, melhorias de produtos e melhoria contínua para dar suporte aos novos requisitos de negócios.


    Saiba Mais:

    [1] Oracle Press Release http://www.oracle.com/us/corporate/press/2368822

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L