Na última semana de fevereiro, a Oracle Corporation liberou o MySQL Cluster 7.4. A nova versão lançada, demonstra até 200 milhões de leituras por segundo e maior disponibilidade para processamento de transações online, além de oferecer maior desempenho, alta disponibilidade e recursos avançados de gerenciamento para alimentar telecomunicações com alto padrão de exigência, envolvendo Web, celular e serviços em nuvem. "Com a proliferação digital de geração de mais dados do que nunca, as empresas precisam de processamento de transações on-line para ser o mais eficiente e de alto desempenho possível", disse Tomas Ulin, vice-presidente de engenharia de MySQL, Oracle. Com nenhum ponto único de falha, MySQL Cluster 7.4 oferece alto desempenho a uma ampla gama de requisitos de aplicação, para uma base de usuários que se estende por administradores de bancos de dados, assinantes de serviços de telecomunicações e provedores de Internet. A nova versão da plataforma, é uma atualização significativa que não só melhora o desempenho geral do sistema, mas facilita os esforços de gestão para os administradores de banco de dados e equipes DevOps.
Maior Desempenho e Facilidade nos Processos Operacionais
MySQL Cluster é um sistema open source, além de ser um banco de dados transacional ACID-compliant que foi projetado para oferecer desempenho em tempo real in-memory e 99,999 por cento de disponibilidade. Ele é um dos mais requisitados bancos de dados utilizado pelos prestadores de serviços de comunicações e é usado na detecção de fraudes global no que diz respeito à transações financeiras. A mais recente versão, a 7.4, se baseia em uma série de lançamentos de desenvolvimento que permitiram que os usuários visualizassem, testassem e fornecessem feedback durante o processo de desenvolvimento. As melhorias que ele traz incluem:
Maior desempenho e escalabilidade in-memory: De acordo com o benchmark SysBench, MySQL Cluster 7.4 pode oferecer uma melhoria de desempenho de quase 50 por cento sobre o MySQL Cluster 7.3, no que diz respeito à cargas de trabalho e quase 40 por cento de melhoria para as operações de leitura/gravação. As melhorias de desempenho estão disponíveis através de SQL ou de qualquer uma das APIs NoSQL nativas com suporte MySQL Cluster, incluindo Java, C++, HTTP, Memcached e JavaScript / Node.js. Além disso, o MySQL Cluster 7.4 estabeleceu novos recordes de 200 milhões de NoSQL por segundo (leitura), com 32 nós de dados e quase 2,5 milhões de instruções SQL por segundo, com 16 nós de dados.
Melhoria da eficiência dos workloads para análise: Nesse contexto, os usuários podem agora executar com eficiência os workloads de aplicativos que envolvem análises mais complexas e pesquisas ad hoc sobre o MySQL Cluster. Tudo isso é feito usando as mesmas tabelas otimizadas (de memória), que fornecem baixa latência (sub-milissegundo) e níveis extremos de simultaneidade para workloads OLTP. Estas tabelas duráveis em memória, podem ser usadas em combinação com tabelas com base em disco.
Nova redundância geográfica caracterizada pela alta disponibilidade em data center: A última versão do MySQL Cluster, oferece rollback de quaisquer transações conflitantes, possibilitando assim, a replicação update-anywhere total active-active entre dois clusters geograficamente distantes, com aplicações capazes de enviar, ler e gravar a partir de qualquer site, sem comprometer a consistência.
Recursos avançados de gerenciamento: MySQL Cluster, tanto para consumo no local e para implementações baseadas em nuvem, apresenta as seguintes melhorias:
- Novos relatórios sobre as operações de uso de memória e de banco de dados distribuídos, permitindo um processo de gerenciamento bem mais eficaz;
- Opções de ajuste de desempenho adicional;
- Operações de manutenção mais rápida on-line, incluindo a capacidade para a implantação de atualizações de software, ocorrendo 5x mais rápido.
Sobre a Plataforma MySQL Cluster
MySQL Cluster é um banco de dados write-escalability, em tempo real, ACID-compliant, projetado para oferecer quase 100% de disponibilidade. Com uma arquitetura multi-master e nenhum ponto único de falha, MySQL Cluster escala horizontalmente em hardware commodity com um método auto-sharding (particionamento) para disponibilizar leitura e escrever workloads de trabalho intensivas, acessado via interfaces SQL e NoSQL. Ele está disponível como um sistema open source e edições comerciais. O (OSS) Community Edition está disponível sob a GNU General Public License (vulgarmente conhecida como a "GPL"). Além do mais, MySQL Cluster é disponibilizado como um download separado para que os usuários possam ter acesso desde os últimos lançamentos de origem do MySQL Cluster Carrier Grade Edition (http://www.mysql.com/downloads/clustercge/).
Saiba Mais:
[1] MySQL Cluster http://dev.mysql.com/downloads/cluster/