• Múltiplos Benefícios de Auditoria na Área de TI

    Os requisitos de conformidade regulamentar fornecem instruções para as organizações sobre como proteger os dados de seus funcionários, as operações de negócios e sobre os clientes que são armazenados em seus servidores. O processo de satisfazer os requisitos de conformidade de TI começa com a auditoria, realizada tanto por um auditor profissional interno ou externo, que utiliza um software especializado para isso. Os processos de auditoria de TI avaliam as operações de negócios da empresa, alterações no servidor e controles internos. Além disso, o processo de auditoria não está focado apenas em ver o que está acontecendo, mas também é necessário para gerar relatórios on-demand sobre os diferentes aspectos de servidores, a fim de satisfazer os diferentes atos de conformidade regulamentar.



    Vários Relatórios Úteis

    Com a utilização de um software de auditoria de TI ideal, é possível fazer vários tipos de relatórios, tais como: Relatórios de comparação, que como o seu próprio nome diz, compara o estado ou propriedades de objetos; Relatórios de segurança, que destacam questões de segurança; Relatórios de modificação, que destacam todas as alterações na configuração do servidor, e os relatórios de status, que descrevem o status de objetos em uma determinada data. Esses relatórios são úteis para manter um olhar mais firme sobre a configuração geral do servidor.


    Benefícios Trazidos pela Auditoria

    Além dos relatórios acima mencionados, há também aqueles que mostram todo o equipamento disponível, o software que foi instalado e o consumo de recursos disponíveis. Com detalhes mais aprofundados, mostrando quem foi o responsável por ocasionar a mudança, quando e a partir de onde, eles também podem alertar a empresa sobre falhas de segurança e evitar a fuga de bens disponíveis. Portanto, ao monitorar o consumo de recursos, é fácil identificar o consumo desnecessário que pode ser cortado e o orçamento necessário para a expansão de recursos.


    Ambiente de Teste

    A melhor parte sobre a auditoria de TI, é que ele ajuda a manter um olho sobre o funcionamento global da organização. Se algo der errado, os administradores de TI podem tomar medidas oportunas para parar ou desfazer essa alteração indesejada. Além do mais, os processos de auditoria de TI também ajudam a criar um ambiente de teste, em que um administrador pode aplicar as políticas ou fazer algumas modificações na configuração do servidor, e avaliar as conseqüências dessas mudanças. Se o software de auditoria de TI tem disposições, os administradores podem utilizá-lo para restaurar as alterações para um estado anterior. E na ausência de um recurso de restauração, os administradores precisam reverter as alterações, assim fazendo de forma manual.


    Status de Conformidade

    Sem a auditoria de TI, não é possível para uma empresa conseguir provar que ela adere às disposições da conformidade regulamentar com as leis e normas, como PCI DSS, HIPAA, GLBA, FISMA, SOX, etc. Os relatórios gerados após o processo de auditoria, irá mostrar a empresa exatamente onde estão em relação à conformidade regulamentar, e irá destacar as áreas que precisam de mais trabalho. A auditoria de TI regula empresas em relação a problemas legais e multas.


    Forense e Investigação

    Em caso de uma investigação, o processo de auditoria de TI é útil para a criação de trilhas de auditoria relacionadas a eventos longos, para especificar como uma alteração feita hoje depende das permissões de alteração feitas pelo administrador de ontem. Portanto, criar essas trilhas e encontrar uma correlação entre os eventos é também uma parte da auditoria de TI, e isso vem a calhar nas investigações. Além do mais, os processos de auditoria de TI também mostra o antes e o depois relacionado ao valor de cada mudança, juntamente com uma data estipulada para tal.


    Conclusão

    Realizar uma auditoria de TI não é um processo simples, mas mostra o que está acontecendo na infra-estrutura de TI de uma organização. Ela se concentra principalmente em sistemas de servidor, a partir dos quais funcionam vários serviços e dados valiosos da organização são armazenados. Além disso, um processo de auditoria de TI ajuda a estabelecer um ambiente de testes para reverter alterações indesejadas e se concentra em destacar as alterações de configuração de e-mail, com alertas de segurança de TI. Ele também mostra que os requisitos de conformidade foram cumpridos, e ajuda melhor na condução de investigações.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/article.php?id=2248

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L