• Ameaças mais Inteligentes e Complexidade Crescente do Cybercrime

    De acordo com o novo Webroot 2015 Threat Brief, 85.000 novos IPs maliciosos são lançados todos os dias, e os potenciais alvos de phishing são empresas de tecnologia e instituições financeiras. Apresentado na Conferência RSA 2015, o relatório deste ano apresenta as últimas tendências em relação à ameaças cibernéticas que foram coletados a partir de dezenas de milhões de usuários e mais de 30 parceiros de tecnologia de segurança, além de mostrar como a inteligência das ameaças coletivas é compartilhada entre os usuários e as organizações, sendo esta a única maneira de combater o cibercrime. Os principais resultados incluem: Os Estados Unidos é responsável por 31% dos endereços IP maliciosos, seguido pela China com 23% e a Rússia com 10%. Em geral, metade dos endereços IP maliciosos tem suas bases centradas na Ásia. A pontuação média de reputação de todas as URLs é de 65%. De forma surpreendente, algumas categorias que podem ser consideradas suspeitas ou indesejadas devido à sua natureza são relativamente notáveis.


    Por exemplo, URLs vinculadas a Cheating (85%), ódio e racismo (82%), violência (77%), conteúdo adulto e pornografia (65%), e nudez (65%) são relativamente "notáveis" quando comparado com os resultados médios. Há uma chance de 30% dos usuários de Internet serem vítimas de um ataque de phishing zero-day no período de um ano, e houve um aumento de mais de 50% na atividade de phishing em dezembro de 2014. Isso é bem mais provável de acontecer devido à temporada de férias. Em média, há cerca de 900 tentativas de phishing detectadas por cada instituição financeira, porém, há mais de 9.000 tentativas de investidas maliciosas detectadas por empresa de tecnologia.


    Ameaças Cibernéticas na Indústria

    A Honeywell (NYSE: HON) Process Solutions (HPS) apresentará no início do mês de maio, o primeiro painel digital projetado para, de forma proativa, monitorar, mensurar e gerenciar o risco envolvendo ameaças cibernéticas para sistemas de controle em refinarias, usinas de energia e outras bases de produção automatizadas no mundo, principalmente onde existe um alto potencial de ataques. O Gerenciador de Riscos Cibernéticos para a Indústria da Honeywell, tem como finalidade facilitar a identificação das áreas com risco potencial de segurança cibernética, proporcionando maior visibilidade em tempo real, conhecimento e suporte na tomada de decisões de maneira antecipada. De acordo com a companhia, a ferramenta tem a capacidade de monitorar e mensurar o risco cibernético em ambientes industriais de vários fabricantes de sistemas de automação em vários setores. Além disso, a ameaça de ataques cibernéticos com foco na indústria, é uma das principais preocupações de acordo com um levantamento mundial feito Ipsos Public Affairs, realizado no mês de setembro de 2014, a pedido da Honeywell.


    Medo de Cybercriminosos Deve ser Combatido Aprendendo a Lidar com Ataques e Investidas Nefastas

    Conforme os resultados da pesquisa, cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter medo de que as ações dos cybercriminosos possam assumir o controle de setores importantes da indústria. E para dois terços das pessoas ouvidas, os setores de petróleo e gás, químico e energia são os mais vulneráveis. Ressaltando que mais de 5 mil pessoas foram ouvidas na pesquisa que foi realizada em 10 países. Os profissionais da indústria estão sendo cada vez mais desafiados a compreender os riscos envolvendo a segurança cibernética, e muitas vezes, eles não sabem como lidar com os dados fornecidos ou o que fazer em caso de incidentes de segurança. Neste contexto, o Gerenciador de Riscos Cibernéticos da Honeywell tem a proposta de mudar tudo isso. A ferramenta tem a a proposta de orientar sobre o impacto potencial de ameaças e vulnerabilidades, bem como as suas possíveis resoluções, tornando muito mais fácil o gerenciamento de riscos de segurança cibernética.

    O painel digital da Honeywell utiliza tecnologias avançadas, tecnologias essas que traduzem os complexos indicativos de segurança cibernética em medidas claras e indicadores-chave de desempenho (KPI), além de fornecer informações essenciais por meio de uma interface fácil de ser utilizada. Além do mais, o fluxo de trabalho intuitivo permite aos usuários criar alertas de notificação de risco personalizados e realizar análises de ameaças e vulnerabilidade detalhados para que os profissionais possam se concentrar nos processos de gerenciamento de riscos que são de extrema importância. Com esta solução que será apresentada, os clientes industriais não precisarão ser especialistas em segurança cibernética. A interface é fácil de usar devido a sua intuitividade, e permite que os usuários priorizem e concentrem esforços na gestão de riscos, sendo estas mais relevantes para os processos operacionais, protegendo contra vulnerabilidades e ameaças, como configurações de rede e sistemas inseguros, dispositivos não autorizados e tentativas de intrusão.


    Segurança Digital em Processos de Automação Industrial

    Muito válido destacar que a Honeywell tem incluído nos últimos 10 anos software de proteção digital em seus projetos de automação industrial, como no controle de processos por meio da solução Experion, usada em plantas industriais de refinarias, indústrias químicas, unidades de processamento de gás, usinas de energia e minas ao redor do mundo. Durante esse tempo, a divisão de Segurança Cibernética da empresa entregou mais de 1 mil projetos globais neste setor. O Gerenciador de Riscos Cibernéticos para Indústria tem a capacidade de monitorar os ativos de plantas industriais através de todas as áreas de segurança, incluindo sistemas de terceiros. Portanto, ao compreender essas áreas, a tecnologia é plenamente capaz de calcular os riscos. O monitoramento em tempo real está alinhado com as metodologias de gerenciamento de risco da indústria, agindo de forma consistente e precisa.


    Relevância na "Fortune 100"

    A Honeywell (www.honeywell.com) é uma das 100 empresas presentes na lista "Fortune 100", sendo líder de um extenso leque de tecnologias e produção diversificada, servindo clientes em todo o mundo com seus produtos e serviços para a indústria aeroespacial; tecnologias de automação e controle para edifícios, residências e indústria.

    Com sede localizada em Morris , N.J., as ações da Honeywell são negociadas nas bolsas de valores de Nova Iorque, Londres e Chicago. Para mais informações, basta acessar o site da companhia www.honeywellnow.com. Toda e qualquer declaração de
    previsões incluídas na presente publicação estão ainda sujeitas a uma série de riscos materiais e incertezas, incluindo, dentre outros, fatores econômicos, fatores concorrenciais, estatais e tecnológicos, que afetam consideravelmente as operações da organização, mercados, produtos, serviços e preços. Lembrando que tais declarações de previsões não constituem garantias de desempenho futuro e os resultados, desenvolvimentos e decisões comerciais reais podem sim, ser bastante divergentes dos que forem abordados pelas referidas declarações.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=18285

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L