• Trabalhando para Educar e Permitir Melhor Defesa Contra Phishing

    Pelo que temos observado, as empresas precisam tanto educar seus funcionários quanto implementar tecnologias de prevenção contra ataques e outras investidas maliciosas que assolam a grande rede. E não importa quem você é, ou como você se comporta na Internet, pois mesmo com tantos métodos de prevençãopara se livrar do assédio dos cybercriminosos, eles sempre procuram achar maneiras de fazer de você uma potencial vítima. Essa é uma verdade inconveniente e que está relacionada com as práticas de phishing. O volume dessas práticas é cada vez mais surpreendente; embora esses ataques não sejam novidade ainda há quem caia nas armadilhas plantadas pelos criminosos on-line. Nesse contexto, mais de 150.000 novos URLs de phishing no quarto trimestre de 2014, foram descobertas pela equipe de segurança da McAfee, com a conclusão da Verizon de que vários usuários irão clicar em um link dentro de um e-mail de phishing, e a realidade se ajusta a esses indicativos. Esta é uma batalha bastante difícil, e os usuários finais estão na linha de frente deste cenário.



    Proteção Contra Golpes de Phishing e Distinção de E-mails Legítimos

    Entretanto, não é apenas o volume que resulta em comprometimento. Mais frequentemente do que nunca, os e-mails de phishing que resultam em uma violação bem sucedida utilizam tipos de malware altamente sofisticados, técnicas de engenharia social, e são direcionadas para os mais vulneráveis ​​entre nós. Na Intel Security, existem alguns pontos afinados no que diz respeito a este problema. Para ajudar os esforços das empresas para reduzir o seu risco e suscetibilidade ao phishing, houve uma associação com a CBSNews.com para trazer esta questão à luz em uma escala global, com a intenção de conscientizar e educar ainda mais o público em relação à proteção contra investidas maliciosas. Em dezembro de 2014, foi lançada pela McAfee a primeira etapa de seu programa educacional - um questionário on-line que pede às pessoas para identificar se um conjunto de 10 e-mails são legítimos ou são e-mails de phishing. Dessa forma, os participantes do quiz poderão então rever o que eles erraram, e o no que eles devem prestar mais atenção.

    Se fizermos uma análise de nossas caixas de entrada todos os dias, nem todos nós pensamos sobre a feracidade de cada e-mail recebido. Isso faz com que todos se conscientizem que a vigilância contra a engenharia social é de responsabilidade de cada indivíduo. Em face disso, foi publicado recentemente um relatório sobre isto, intitulado "Hacking the Human Operating System", cuja a leitura é fortemente recomendada, caso você queira se aprofundar mais nas forças psicológicas que estão em jogo nestes ataques. Resumindo: quanto mais nós formos capazes de detectar a fraude, não importa qual informação seja - pessoal ou corporativa - haverá menor percentual de chance para um cybercriminoso cometer roubo ou ser bem sucedido em suas investidas.


    Precisão das Respostas ao Quiz para Identificar Práticas de Phishing

    De acordo com o que foi respondido em relação a identificar se um e-mail é legítimo ou trata-se dr um golpe que vem em forma de e-mail de phishing, apenas 3% de todos os entrevistados foram capazes de identificar cada exemplo corretamente; na sequência, 80% de todos os entrevistados identificou, ainda com dificuldade, pelo menos um dos e-mails de phishing. O grupo de pessoas com 35 a 44 anos de idade teve um melhor desempenho, respondendo a uma média de 68% perguntas com muita precisão. Uma das conclusões mais importantes do relatório acima mencionado, é que "durante um ataque de engenharia social, a vítima não é consciente de que suas ações são prejudiciais". Claro, na maioria dos casos, os usuários não são sabem que estão correndo o risco de infectar-se com malware ou que podem favorecer a divulgação de informações confidenciais, pois mesmo com tantos alertas e tantos casos envolvendo essas práticas cybercriminosas, ainda há uma certa "ingenuidade" por parte de algumas pessoas. Além do mais, prevenir o impacto de e-mails de phishing requer uma abordagem em duas vertentes: as empresas precisam educar seus funcionários, e eles precisam empregar a tecnologia de prevenção.

    Fazendo a checagem de cada e-mail de remetentes desconhecidos e suspeitos, arquivos maliciosos e URLs maliciosas, as organizações podem reduzir a superfície de ataque imediatamente. Abordagens inovadoras para a detecção de ameaças como click-time de varredura de malware para URLs em e-mail e arquivo anexo sandboxing, são maneiras inovadoras e eficazes para coibir os ataques. Portanto, passe a observar mais o seu ambiente de e-mail. Se você estiver executando o Exchange tradicional no local, certifique-se de que você tem a proteção de e-mail necessária, para gerenciar o fluxo de entrada e saída de mensagem.


    Saiba Mais:

    [1] McAfee Blogs https://blogs.mcafee.com/executive-p...ainst-phishing