• Ross Ulbricht: Criador do Extinto Mercado Clandestino "Silk Road" Condenado à Prisão Perpétua

    O fundador do extinto mercado clandestino "Silk Road" foi condenado à prisão perpétua. Ross Ulbricht, mais conhecido como "Dread Pirate Roberts", criou e manteve o site Silk Road durante um bom tempo em plena atividade na Deep Web, onde era o principal ponto de venda de drogas. Em fevereiro deste ano, Ulbricht foi julgado e agora recebeu a condenação que o fará passar o resto da sua vida na cadeia. Aos 31 anos de idade, junto de mais uma pequena equipe, ele manteve entre os anos de 2011 e 2013 o Silk Road funcionando de forma anônima. A prisão do condenado ocorreu em outubro de 2013, e o site foi fechado desde então, apesar de outras pessoas já terem recriado a Silk Road 2.0 e outras páginas afins. No decorrer da audiência que culminou em sua pena, Ross Ulbricht pediu que sua pena fosse amenizada, e disse que estaria "fortemente arrependido de todas as atividades ilícitas que havia praticado".



    Ulbricht: Arrependimento e Pedido de Comiseração

    Ele acrescentou que gostaria de voltar no tempo e ter a convicção de que o caminho a seguir seria bem diferente do escolhido, pois sua escolha foi bastante infeliz. Em carta, o cybercriminoso também tentou pedir à justiça que lhe "poupasse a velhice", para que pudesse voltar ao convívio da sociedade, ainda que já estivesse na terceira idade. Ulbricht ainda tinha alguma esperança de não passar o resto dos seus dias trancafiado em uma cela. Entretanto, sua solicitação jamais iria surtir algum efeito, levando em consideração a relevância de suas atividades ilegais praticadas. Ross Ulbricht foi considerado culpado pelo crime de ser um líder da comercialização de drogas que, por individualmente, traz uma pena mínima de 20 anos. Além disso, o criminoso foi considerado culpado por lavagem de dinheiro, facilitação de venda de identidades falsas e comercialização de ferramentas para atividades maliciosas em computadores. Em virtude dessa combinação, o governo pediu que fosse aplicada uma pena consideravelmente superior a 20 anos, e o desfecho disso foi a sua condenação à prisão perpétua.


    Silk Road: Criação, Funcionamento, Deep Web, Comercialização e Interação entre Compradores

    O Silk Road foi criado no ano de 2011. Ele funcionava como um mercado clandestino na Deep Web; era uma espécie de eBay ou Mercado Livre das drogas. Para chegar até ele, era preciso transpor várias camadas fortemente criptografadas, e isso torna o site um lugar "menos inseguro" para comprar drogas. Dessa forma, os próprios usuários podiam classificar e dar suas opiniões sobre os vendedores e sobre as substâncias que compravam no Silk Road, criando uma comunidade para discussões e trocas de informação. Como tratava-se de um mercado clandestino, tudo era realizado no mais absoluto anonimato e era quase impossível rastrear a verdadeira identidade dos usuários, por conta da forte criptografia que era utilizada no website cybercriminoso. Enquanto a total legalização e regularização fossem a solução para que drogas em seu estado puro (não-adulterado) chegassem às mãos daqueles que tinham apenas a intenção de consumir, o mercado Silk Road funcionava apenas como uma alternativa até isso acontecer. O fundador da rede de vendas chegou a conceder uma entrevista na qual ele diz que "pessoas morrem de ecstasy porque compram substâncias batizadas". Ulbricht ainda acrescentou que esse tipo de pessoa não sabia o que e quanto estava consumindo, mas era o máximo que elas conseguiam por causa de toda a proibição. Exatamente neste momento é quando o Silk Road entra em ação.

    Como garantia, o site oferecia as drogas mais puras do mundo, e toda a comunidade trabalhava com afinco para manter esse padrão. Os vendedores construíram a reputação ao longo de muitos meses e anos, acumulando avaliações positivas. Por outro lado, aqueles que vendem drogas adulteradas são rapidamente excluídos da rede e os seus nomes são colocados em uma lista negra. Um ponto importante a ser ressaltado, é que o Silk Road possuía uma lista com mais de 10.000 vendedores de todo tipo de droga, e 2.000 deles apenas para a venda de maconha, sendo esta a opção mais popular. Além disso, remédios que requerem prescrição médica aparecem no topo da lista dos mais vendidos.


    Utilização de Bitcoin e Governos Atentos às Atividades Ilícitas

    Para realizar quaisquer tipo de transações em mercado clandestinos, a moeda corrente é o Bitcoin, que é uma espécie de "dinheiro-encriptado". Um bitcoin tem os valores variando todos os dias, sendo assim uma moeda volátil. O preço pode ser mais caro do que comprar por aí nas ruas, mas os usuários não tem problema algum em pagar mais por algo de qualidade. Portanto, quanto mais dinheiro esse mercado movimentasse, mais provável fica a ação de autoridades contra o site. Já fazia algum tempo que alguns governos afirmaram que estavam fortemente atentos a todas as atividades desencadeadas pelo Silk Road, mas até aquele momento nada de fato havia acontecido. O que dá pra concluir, é que pode levar um bom tempo até a legalização, e o Silk Road, ou qualquer outra rede de mercado underground das drogas vai existir sim, enquanto a proibição estiver em vigor.


    Panorâmica Sobre a Criação da Deep Web e Manutenção da The Onion Router

    A Deep Web ou Darknet, não foi criada nos Estados Unidos como muitas pessoas pensam. A ideia surgiu de forma anônima na China, e a proposta seria navegar em sites que o governo – através de seu provedor – bloqueia a entrada no país. Para burlar este bloqueio, os desenvolvedores criaram uma matemática comde alta complexidade, sendo até hoje conhecida como o mais bem elaborado software de Proxy do mundo: TOR. O The Onion Router é mantido por contribuições anônimas, programadores voluntários de diversos lugares do mundo tem exercido melhorias significativas no software, mas o que vem por bem, acaba se tornando o mal, pois a rede que inicialmente era base de auxílio para quebrar a ditadura imposta pelo governo chinês, tornou-se antro de mentes criminosas que explanam os mais diversos produtos e serviços na rede anônima, e todos eles, lógico, de cunho ilegal. O anonimato sempre foi muito visado pelos desenvolvedores, pois qualquer pessoa que burlasse o sistema chinês poderia ser presa. Sobre a Rede TOR, esta é muito grande, porém não chega a ter a totalidade da Deep Web, representando apenas 26% deste imenso número. Mesmo neste contexto, a rede é muito importante por ter sido a incentivadora da criação de diversas redes de acesso clandestino e também, por ser a rede com a maior acessibilidade da Internet, pois para adentrá-la basta apenas que o usuário baixe o discador no website do projeto.


    Mundo Underground, Cybercriminalidade e os Perigos à Espreita

    Em meio a todas essas menções sobre o mundo underground da Web, é importante acrescentar que a criminalidade é tanta que surge a dúvida se realmente é vantajoso o acesso à rede clandestina, pois na verdade os sistemas de buscas, governos e firewalls da rede fazem um favor à população ao bloquear a visibilidade deste lado tão sombrio e nefasto, que muitas vezes pode levar as pessoas a caminhos tenebrosos. Dessa forma, fica aquela impressão sinistra, negativa, uma imagem nada agradável ao projetarmos em nossas mentes como seria caso estes crimes fossem legalizados e, a Internet fosse, de fato, o mundo dantesco que é a Deep Web. Claro que não em sua totalidade, pois navegando na Deep Web podemos sim encontrar coisas boas, interessantes, desde que saibamos nos direcionar. Porém, o foco dessa abordagem são os numerosos mercados clandestinos que operam de maneira inescrupulosa em seu nível máximo.


    Evolution: Mercado Clandestino de Comercialização de Drogas Também Chegou ao Fim

    Depois que o famoso mercado clandestino da droga que atuava na Deep Web, o Silk Road, foi derrubado por agentes federais, outro site que atuava no mesmo segmento saiu das profundezas da Internet obscura para assumir o posto de mais procurado no mercado ilegal de drogas: o Evolution. Entretanto, o site simplesmente desapareceu em uma terça-feira de março deste ano de 2015, levando consigo milhões de dólares dos seus usuários. Em situação diferente a do seu antecessor, entretanto, o Evolution não foi "vítima" do ataque organizado pelas autoridades e, por isso, existe um forte rumor de que os seus responsáveis tenham simplesmente aplicado um golpe, o que não soa como surpresa. O site funcionava com contas de usuários, que podiam guardar nele suas bitcoins para facilitar as transações a serem realizadas, podendo também sacá-las de volta quando bem quisessem. Ao longo de mais de um ano, o site acumulou finanças de vendedores e compradores não só de drogas, mas de outros produtos inerentes ao mercado underground, envolvendo armas e números roubados de cartão de crédito. A permissividade máxima do site em relação ao Silk Road, que só possibilitava a venda de drogas e "produtos sem vítimas", foi um dos fatores que contribuiu muito para alavancar a sua popularidade, e assim, o site chegou a ter uma votação positiva de mais 90% na rede. Essa confusão toda resultou em um acúmulo de bitcoins desaparecidos que podem somar dezenas de milhões de dólares. Esses valores são muito maiores do que os US$ 3,6 milhões apreendidos pelo FBI, quando o Silk Road foi tirado de atividade.


    Saiba Mais:

    [1] Ars Technica http://arstechnica.com/tech-policy/2...ife-in-prison/
    [2] Dark Web News http://darkwebnews.com/darkwebmarkets/evolution/