• Cyberbullying: Proteja seu Filho Contra Esta Prática

    O cyberbullying, como seu próprio nome sugere, é um tipo de violência que ocorre utilizando a tecnologia digital e que tornou-se um problema muito sério, pois muitas crianças e adolescentes tem sido vítimas dessas práticas, sentindo-se cada vez mais intimidadas por seus agressores. Muitas delas acabam desenvolvendo algum distúrbio de ordem emocional e os pais, muitas vezes, nem sabem qual o motivo desse transtorno. De acordo com os especialistas, 1 em cada 4 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos já foi vítima de bullying cibernético. A prática surge de várias maneiras, todas elas muito repugnantes, que vão desde apelidos maldosos e xingamentos postados em redes sociais até a criação de perfis falsos envolvendo o nome da vítima, com o intuito de ridicularizá-la. Diante de um cenário tão hostil, as consequências podem ser muito sérias: as crianças podem se isolar e ficar introspectivas, rejeitando todo e qualquer contato até mesmo com pessoas que antes elas gostavam de ter ao seu lado.




    Interferência no Comportamento e Distúrbios Emocionais

    Em alguns casos, o desempenho escolar da criança ou adolescente que sofre o cyberbullying torna-se fraco. Ainda nesse contexto, há os que desenvolvem um comportamento agressivo, oscilante entre a euforia e a depressão ou mesmo ficar propenso a auto-mutilação. Porém, mesmo que os jovens estejam enfrentando alguma situação desse tipo, há muita coisa que os pais podem fazer, oferecendo total apoio nos momentos certos e iniciando uma abordagem sobre o problema. Por causa disso, é preciso que os pais tenham mais consciência sobre o que é o cyberbullying, como reconhecer os primeiros sinais e como lidar com a questão. Embora a Internet seja uma enorme rede virtual, nem todas as ameaças e intimidações podem ser tratadas apenas dentro do universo cibernético. Isso porque existem muitas coisas que não podem ser interrompidas ou proibidas, sendo o cyberbullying uma dessas coisas, além de muitas pessoas acharem que estão protegidas pelo anonimato e que jamais serão descobertas. Porém, mesmo que nem sempre seja possível proteger as crianças contra esta ameaça não significa que não será possível ajudá-las.

    Em face desta situação, a equipe da Kaspersky Lab tem trabalhado em conjunto com psicólogos infantis de todo o mundo para reunir orientações que possam ajudar todas as pessoas que foram vítimas de bullying cibernético. De acordo com Lisa Wright, co-fundadora da iniciativa educacional anti-cyberbullying a partir do Webiket.com, é necessário estabelecer vínculos de confiança e manter conversações francas e emocionais, colocando-se no lugar da pessoa que sofreu o bullying. Esse estreitamento é o primeiro passo para combater o cyberbullying. Além do mais, esse processo deve ser acompanhado de uma avaliação profissional contínua e de estratégias para lidar com o problema. Isso envolve tanto o cyberbullying quanto o estado emocional da criança.


    Saiba Mais:

    [1] Kaspersky Lab https://blog.kaspersky.com.br/protej...bullying/5356/