• Polícia Federal e FBI Deflagram "Operação Darkode"

    A partir de uma ação conjunta e muito bem sucedida, a Polícia Federal (PF) do estado de Goiás e o Federal Bureau of Investigation (FBI), dos Estados Unidos, deflagraram a Operação "Darkode" no último dia 14 de julho. O objetivo de tal operação, esteve voltado ao cumprimento de mandados de prisão preventiva de carders (criminosos cibernéticos que lidam com cartões roubados de terceiros, para usá-los em atividades maliciosas), quatro mandados de busca e apreensão e mandados de condução coercitiva. Conforme declarações provenientes do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos de Brasília, o nome da Operação está relacionado a um fórum internacional onde existe uma enorme concentração de cybercriminosos. Por intermédio desse fórum, a PF e o FBI conseguiram identificar 62 pessoas, todas elas consideradas com grande potencial de realização de crimes cibernéticos, devido a seus níveis de conhecimento e pela tamanha ardilosidade para realizar atividades maliciosas na Web.


    Mandados de Prisão no Brasil e Outros Países do Mundo

    Vale deixar claro que esta ação envolve o Brasil (Goiás e Minas Gerais) e mais 18 países, onde foram cumpridos outros mandados de prisão contra mais de 62 cybercriminosos identificados no mundo inteiro. Além disso, é importante enfatizar que esta é a maior operação de cooperação internacional da área cibernética. Além das autoridades policiais especializadas em crimes cibernéticos no Brasil, participaram da operação as unidades especializadas em crimes cibernéticos de mais 18 países. Para os que não sabem, Darkode é um fórum internacional que foi criado em 2007, com o propósito de reunir em um único local os maiores e mais especializados criminosos cibernéticos que existem ao redor do mundo.



    Necessidade de Aprovação para ser Membro do Forum Cybercriminoso

    Dessa forma, para ser membro do fórum o usuário precisa receber uma aprovação relacionada às suas habilidades técnicas, análise esta que é feita pelos outros membros já atuantes, e detentores de experiência nas práticas delituosas. Após esta aprovação, o usuário receberá a credencial para acesso às partes públicas do fórum. Outro importante ponto a ser ressaltado, é que durante este tempo, o Darkode foi utilizado para a negociação criminosa de dados de cartões de crédito, ferramentas, credenciais, vulnerabilidades, lista de e-mails e todo o tipo de informação que possa ser usada para a prática de crimes cibernéticos. A investigação relacionada a este caso foi iniciada no mês de março de 2015, e identificou cybercriminosos brasileiros dentre os maiores especialistas mundiais em crimes cibernéticos já presos pela Polícia Federal, que executou com excelência e de forma louvável, mais uma tarefa que lhe foi atribuída.


    Saiba Mais:

    [1] Suporte Ninja http://suporteninja.com/pf-e-fbi-efe...2-brasileiros/